Gato-de-manchas-enferrujadas

Fotografia por Cloudtail the Snow Leopard, CC BY-NC-ND

Local da foto: Zoológico de Frankfurt, Alemanha

 Canon EOS 5D Mark III (Canon)
Distância Focal: 150mm  •  Abertura: f/2.8  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 3200
Data em que a foto foi tirada: 15/07/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Gato-de-manchas-enferrujadas

Prionailurus rubiginosus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Prionailurus
Nome Científico Prionailurus rubiginosus(I. Geoffroy Saint-Hilaire, 1831)
Nome Inglês Rusty-spotted Cat
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2016)

Descrição

O gato-de-manchas-enferrujadas é uma espécie de mamífero da família Felidae e um dos menores felinos, muitas vezes competindo com o gato-de-patas-negras (Felis nigripes) como o menor felino do mundo. Ele é chamado de o beija-flor da família dos felinos, devido ao seu pequeno tamanho, agilidade e atividade.

Com cerca da metade do tamanho de um gato-doméstico (Felis catus), o gato-de-manchas-enferrujadas tem uma pelagem curta, macia, castanho acinzentada com um tom ruivo, coberta com linhas de pequenas manchas/pintas marrom-enferrujadas que formam listras sólidas ao longo da parte de trás da cabeça, flancos e dorso. As partes inferiores são brancas, marcadas com grandes manchas/pintas e barras. A face tem duas faixas escuras em cada bochecha, e quatro listras escuras que se estendem a partir dos olhos, entre as orelhas até os ombros. Suas orelhas são pequenas e arredondadas e a cauda é levemente marcada com anéis escuros.

O gato-de-manchas-enferrujadas tem entre 35 e 48 cm de comprimento (cabeça-corpo), com uma cauda de 15 a 30 cm de comprimento e peso de apenas 0,9 a 1,6 kg.

Biologia

O ágil gato-de-manchas-enferrujadas, aparentemente, é principalmente noturno e passa seus dias em troncos ocos de árvores ou em moitas na floresta. Apesar de ser um escalador de árvores, acredita-se que este felino caça no solo, e usa a sua habilidade de escalada para fugir de predadores. Ele se alimenta de pequenos mamíferos e aves, e eventualmente pode incluir aves domésticas. A população local relata que este elusivo felino aparece depois de chuvas fortes para se alimentar de roedores e rãs que também aparecem após a chuva.

Na Índia, a fêmea do gato-de-manchas-enferrujadas dá à luz na primavera. A gestação dura cerca de 67 dias, após a qual ela dá à luz um ou dois filhotes em uma toca isolada. Os filhotes nascem cegos e indefesos, com aproximadamente 60 a 77 g de peso, e sua pelagem não tem as manchas/pintas enferrujadas dos adultos. Este felino atinge a maturidade sexual em torno de 68 semanas de idade, momento no qual o animal já desenvolveu a distinta pelagem adulta de manchas/pintas enferrujadas. O gato-de-manchas-enferrujadas pode viver até 12 anos em cativeiro, mas seu tempo de vida na natureza é desconhecido.

Habitat

O gato-de-manchas-enferrujadas habita florestas decíduas secas e úmidas, matas, pastagens e áreas rochosas. É encontrado ocasionalmente em habitas modificados, tais como plantações de chá, canaviais, sótão de casas cercadas por campos de arroz e plantações de coco.

Distribuição

O gato-de-manchas-enferrujadas ocorre apenas na Índia, Sri Lanka e Nepal.

Ameaças

A perda de habitat e o aumento das lavouras são problemas sérios para a vida selvagem na Índia e Sri Lanka. Embora existam diversos registros do gato-de-manchas-enferrujadas em áreas cultivadas e de assentamentos humanos, não se sabe até que ponto as populações deste felino são capazes de persistir em tais áreas. Em algumas áreas esta espécie é caçada para alimento e como praga para animais domésticos.

Subespécies

  • Prionailurus rubiginosus rubiginosus - ocorre na Índia e Nepal.
  • Prionailurus rubiginosus phillipsi - ocorre na zona de florestas úmidas do Sri Lanka.
  • Prionailurus rubiginosus koladivius - ocorre na zona seca de planícies do Sri Lanka.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Rusty-spotted Cat." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 5 Mar 2017. Web. 28 Mar 2017.
  • Rusty-spotted Cat fact file on ARKive.
  • Mukherjee, S., Duckworth, J.W., Silva, A., Appel, A. & Kittle, A. 2016. Prionailurus rubiginosus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T18149A50662471.
  • Cat Specialist Group. Acessado em 25 Jan 2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.