Gato-da-montanha-chinês

Fotografia por Xining Zoo, CC BY-SA

Local da foto: Zoológico de Xining, província de Qinghai, China

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Gato-da-montanha-chinês

Felis bieti
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Felis
Nome Científico Felis bietiMilne-Edwards, 1892
Nome Inglês Chinese Mountain Cat
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2015)

Descrição

O gato-da-montanha-chinês é uma espécie de mamífero da família Felidae.

O gato-da-montanha-chinês tem um corpo robusto e pernas relativamente curtas. Nas montanhas do Tibete é chamado de "gato da grama" pelos nativos porque sua pelagem combina com a cor da grama seca. A pelagem é acinzentada no inverno e marrom-escura no verão. Os lados, pernas e bochechas são marcados com linhas horizontais marrons bem claras. Os lábios inferiores, queixo, e ventre são brancos e a garganta é marrom amarelada pálida. As orelhas são pontudas com tufos marrom-escuros e a parte de trás das orelhas é marrom amarelada pálida. A cauda é bastante peluda, constituindo cerca de 40% do comprimento total do corpo. A última parte da cauda é circulada por 3 a 6 anéis escuros e a ponta da cauda é preta.

O gato-da-montanha-chinês tem entre 60 e 85 cm de comprimento (cabeça-corpo), mais uma cauda adicional de 29 a 35 cm. O peso varia entre 5,5 e 9 kg.

Biologia

Há pouca informação disponível sobre a ecologia e comportamento do gato-da-montanha-chinês. Parece ser solitário, exceto durante a época de reprodução, e principalmente ativo à noite ou no crepúsculo. Durante o dia, descansa em tocas onde também dá à luz.

A dieta do gato-da-montanha-chinês é composta de pikas, roedores e aves. Ele caça ratos-toupeiras ouvindo seus movimentos através de seus túneis subterrâneos (entre 3 e 5 cm abaixo da superfície) e, em seguida, cava para capturar a presa.

Acredita-se que a época de acasalamento do gato-da-montanha-chinês ocorra entre janeiro e março e a maioria dos nascimentos ocorra em maio. A fêmea dá à luz uma ninhada de 2 a 4 filhotes em uma toca isolada. Aos 7 ou 8 meses de idade os filhotes se tornam independentes.

Habitat

O gato-da-montanha-chinês ocorre em altitudes elevadas, entre 2.500 e 5.000 m de altitude, e em áreas com extremos climáticos sazonais severos. O clima pode ser seco, ventoso e muito quente até muito frio. Habita pastagens e estepes em altas elevações, prados alpinos e matas alpinas. Algumas vezes é encontrado também em bordas de florestas de coníferas.

Distribuição

O gato-da-montanha-chinês é uma espécie endêmica da China e tem uma distribuição restrita, ocorrendo apenas na borda nordeste e leste do Platô Tibetano. Acredita-se que ele ocorra na província de Qinghai, onde é encontrado com mais frequência em Gansu, Mongólia Interior e Xinjiang.

Ameaças

O gato-da-montanha-chinês está ameaçado devido ao envenenamento organizado para controle de roedores. O veneno utilizado diminui as espécies de presas e também mata o felino acidentalmente.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Chinese Mountain Cat." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 16 Fev 2018. Web. 25 Fev 2018.
  • Riordan, P., Sanderson, J., Bao, W., Abdukadir, A. & Shi, K. 2015. Felis bieti. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T8539A50651398. Acessado em 25 Fev 2018.
  • Cat Specialist Group. Acessado em 25 Fev 2018.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.