Gato-da-baía-de-bornéu

Fotografia por Jim Sanderson, CC BY-SA

Local da foto: Sarawak, Ilha de Bornéu

 CYBERSHOT (SONY)
Distância Focal: 16mm  •  Abertura: f/2.8  •  Tempo de Exposição: 1/80s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 18/07/2005
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Gato-da-baía-de-bornéu

Catopuma badia
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Catopuma
Nome Científico Catopuma badia(Gray, 1874)
Nome Inglês Borneo Bay Cat, Bornean Bay Cat, Bay Cat, Bornean Marbled Cat
Estado de Conservação EN  - Em Perigo (IUCN / 2016)

Descrição

O gato-da-baía-de-bornéu, conhecido também como gato-de-bornéu, gato-da-baía, gato-marmoreado-de-bornéu, é uma espécie de mamífero da família Felidae e um dos felinos mais raros e menos estudados do mundo.

O gato-da-baía-de-bornéu tem uma aparência incomum para um felino selvagem, com um tamanho aproximado de um gato-doméstico (Felis catus) grande, mas com um corpo e cauda relativamente longos, e orelhas curtas, baixas e arredondadas situadas nos lados da cabeça.

O gato-da-baía-de-bornéu ocorre em dois tipos de cores, cinza-preto ou vermelho-marrom, embora a forma vermelho-marrom parece ser mais comum. A coloração desta espécie é relativamente uniforme no dorso e flancos, mas geralmente é pálida nas partes inferiores, com a barriga castanho dourada e a parte inferior do queixo sendo branca. Duas listras marrom-claras podem ser vistas nas bochechas do gato-da-baía-de-bornéu, enquanto o dorso, barriga e membros podem ser cobertos com pontos e manchas pretas pálidas. Curiosamente, o pelo da nuca, lados da coroa, bochechas e frente da garganta crescem para a frente e não para trás.

O gato-da-baía-de-bornéu tem marcas faciais muito particulares, incluindo manchas marrom-claras nos lados da boca e marcas claras na borda interna das pálpebras superiores. Esta espécie tem uma marca marrom-escura com o formato da letra "M" na parte posterior de sua cabeça, e o topo da cabeça é marrom acinzentado escuro.

Os machos têm entre 45 e 67 cm de comprimento (cabeça-corpo), e uma cauda de 32,5 a 38,5 cm de comprimento. As fêmeas têm entre 45 e 62 cm de comprimento (cabeça-corpo), e uma cauda de 32 a 40 cm de comprimento. O peso desta espécie é estimado entre 3 e 4 kg.

Biologia

Muito pouco se sabe sobre a biologia do gato-da-baía-de-bornéu, uma vez que não foi possível observá-lo em seu habitat natural, apesar das inúmeras armadilhas fotográficas instaladas nas florestas. Espécimes de cativeiro não sobreviveram tempo suficiente para confirmar a sua biologia ou não tiveram observações de sua biologia documentadas ainda.

Apesar de não se saber nada sobre a dieta natural do gato-da-baía-de-bornéu, esta espécie foi relatada atacando aves domésticas.

Habitat

Inicialmente, acreditava-se que o gato-da-baía-de-bornéu vivia apenas em áreas densamente florestadas. No entanto, mais recentemente esta espécie foi observada em margens de rios e perto de outros corpos de água, com vários relatos de pescadores locais confirmando sua presença em tais habitats.

Foi sugerido também que o gato-da-baía-de-bornéu pode ser arborícola, pois este felino já foi avistado em galhos de árvores mais baixos. Embora apoiada pelo fato de que este felino tem um corpo e cauda longa, que são ideais para escalada, essa teoria é apenas especulação. Observações do gato-da-baía-de-bornéu são raras e muitas vezes baseadas na memória de moradores locais, tornando difícil ter certeza do habitat exato que esta espécie vive.

Distribuição

Como o seu nome sugere, o gato-da-baía-de-bornéu é encontrado exclusivamente na Ilha de Bornéu. Apesar do felino historicamente ter sido encontrado em toda a ilha, ele tem sido visto principalmente na metade norte da ilha. O elusivo felino só foi registrado em dois dos três paises que formam a ilha (Malásia e Indonésia).

Ameaças

A perda de habitat devido ao desmatamento comercial e plantações de palmeira-de-óleo são as maiores ameaças. As plantações de palmeira-de-óleo tendem a aumentar no futuro, como resultado da pressão por biocombustíveis.

Caçadores oportunistas e armadilhas também são ameaças para o gato-da-baía-de-bornéu.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Bay cat." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 23 Mar. 2017. Web. 26 Mar. 2017.
  • Borneo Bay Cat fact file on ARKive.
  • Hearn, A., Brodie, J., Cheyne, S., Loken, B., Ross, J. & Wilting, A. 2016. Catopuma badia. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T4037A50650716.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.