Gato-da-areia

Fotografia por Tambako The Jaguar, CC BY-ND

Local da foto: Parque dos Felinos, França

 NIKON D4 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/4000s  •  ISO: 1250
Data em que a foto foi tirada: 06/07/2013
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Gato-da-areia

Felis margarita
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Felis
Nome Científico Felis margaritaLoche, 1858
Nome Inglês Sand Cat, Sand Dune Cat
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O gato-da-areia, conhecido também como gato-das-dunas-de-areia, é uma espécie de mamífero da família Felidae e o único felino que vive principalmente nos verdadeiros desertos.

A menor espécie de felino na Arábia, o gato-da-areia é bem adaptado ao seu árido habitat de deserto, obtendo toda a água que ele necessita da sua alimentação. A captura de presas é facilitada pelas orelhas altamente sensíveis do felino, que são largas e triangulares, capazes de detectar ruídos de animais acima e abaixo da superfície da areia. Suas patas almofadadas são cobertas com pelos grossos, permitindo-lhe deslocar facilmente sobre a areia em seu ambiente de deserto e isolá-lo do calor da superfície.

A pelagem do gato-da-areia varia do marrom amarelado ao cinza fosco, com linhas vagas em seus membros e vários anéis pretos próximos da ponta preta da sua cauda. Uma listra escura e avermelhada corre do canto do olho para baixo até o rosto. Os padrões de pelagem do gato-da-areia variam entre as subespécies.

O gato-da-areia tem entre 45 e 57 cm de comprimento (cabeça-corpo) e uma cauda que varia entre 28 e 35 cm de comprimento. Ele pesa entre 1,5 e 3,5 kg.

Biologia

O gato-da-areia caça à noite e sozinho. Ele se alimenta de uma variedade de criaturas que habitam o deserto, incluindo roedores, lebres, aves, répteis e alguns artrópodes.

O gato-da-areia não é um bom escalador ou saltador, mas é um excelente escavador. Ele usa sua habilidade de escavação para escavar tocas rasas para escapar do calor do deserto durante o dia. Esta espécie geralmente é noturna, apesar dos membros de uma das suas subespécies do Paquistão serem noturnos durante o verão e ativos ao amanhecer e entardecer durante o inverno.

Fora da época de acasalamento, o gato-da-areia vive uma vida solitária. A fêmea dá à luz, em média, a uma ninhada de três filhotes, após um período de gestação de cerca de 66 dias, geralmente em abril ou maio. Em algumas áreas, as fêmeas podem dar à luz até duas ninhadas por ano. Os recém-nascidos, são cegos e indefesos, e pesam entre 39 e 80 g ao nascer, mas crescem rapidamente, atingindo a maturidade sexual aos 14 meses de idade. A espécie pode viver até 13 anos em cativeiro.

Habitat

A única espécie de felino que pode ser encontrada principalmente nos desertos verdadeiros, o gato-da-areia habita desertos áridos arenosos e pedregosos, especialmente entre a vegetação esparsa.

Distribuição

O gato-da-areia ocorre do norte da África, pela Península da Arábia até o centro e sudoeste da Ásia, mas devido aos requisitos específicos de habitats, ele tem uma distribuição irregular dentro da sua área de ocorrência.

Ameaças

A degradação do habitat é a maior ameaça para o gato-da-areia. Os vulneráveis ecossistemas áridos estão sendo rapidamente degradados pelas atividades e assentamentos humanos, especialmente o pastoreio de gado. A base de presas de pequenos mamíferos do gato-da-areia depende da existência de vegetação adequada, e pode sofrer grandes variações devido à seca ou entrar em declínio por causa da desertificação e perda de vegetação natural.

Outras ameaças localizadas incluem a introdução de cães-domésticos e gatos-domésticos, criando concorrência direta pela predação e transmissão de doenças. Ele também pode ser morto em armadilhas instaladas por moradores para capturar raposas e chacais ou em retaliação pela morte de suas galinhas.

Subespécies

  • Felis margarita margarita - ocorre na África.
  • Felis margarita harrisoni - ocorre na Península Arábica.
  • Felis margarita scheffeli - ocorre no deserto de Nushki do Paquistão.
  • Felis margarita thinobia - ocorre nos desertos de areia do Cazaquistão, Turcomenistão, Uzbequistão e, provavelmente norte do Irã e nordeste do Afeganistão.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Sand Cat." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 15 Mar. 2017. Web. 28 Mar. 2017.
  • Sand Cat fact file on ARKive.
  • Wheeler, S. 2004. "Felis margarita" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Sliwa, A., Ghadirian, T., Appel, A., Banfield, L., Sher Shah, M. & Wacher, T. 2016. Felis margarita. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T8541A50651884.
  • Cat Specialist Group. Acessado em 06 Jan 2018.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.