Foca-leopardo

Fotografia por Gilad Rom, CC BY-NC

Local da foto: Antártida

 Canon EOS 30D (Canon)
Distância Focal: 200mm  •  Abertura: f/9.0  •  Tempo de Exposição: 1/800s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 12/03/2008
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Foca-leopardo

Hydrurga leptonyx
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Phocidae
Gênero Hydrurga
Nome Científico Hydrurga leptonyx(Blainville, 1820)
Nome Inglês Leopard Seal
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2015)

Descrição

A foca-leopardo é uma grande espécie de foca da família Phocidae, a família das focas verdadeiras, e a segunda maior espécie de foca da Antártida.

Assim como o leopardo (Panthera pardus), a foca-leopardo é uma caçadora formidável, com um corpo grande, sinuoso e muscular, e poderosas mandíbulas que abrem amplamente para mostrar dentes caninos excepcionalmente longos. A cabeça é grande e o pescoço é longo e flexível. Incomum para uma foca verdadeira, ela nada com movimentos graciosos simultâneos das grandes e alongadas nadadeiras dianteiras, que fornecem velocidade e agilidade. Os adultos têm uma pele que varia do cinza prateado ao preto, com pintas pretas variáveis e uma coloração mais clara na região ventral. Os juvenis, no entanto, têm uma pele mais grossa e mais macia, com uma listra dorsal, e um ventre cinza-claro salpicado com pontos escuros.

Machos e fêmeas são semelhantes na aparência, mas as fêmeas são ligeiramente maiores. Os machos têm entre 2,8 e 3,3 m de comprimento e peso de até 300 kg. As fêmeas têm entre 2,9 e 3,8 m de comprimento e peso de até 500 kg.

Biologia

A foca-leopardo é famosa por sua habilidade como caçadora, abatendo mais presas de sangue quente do que qualquer outro pinípede. No entanto, ao contrário da sua temível reputação, o krill compõe a maior proporção da sua dieta (até 50%), especialmente durante os meses de inverno, quando outras fontes de alimento estão escassas. Além do krill, pinguins e outras focas, a foca-leopardo também inclui em sua dieta peixes, lulas, outras aves marinhas e, ocasionalmente, carcaças de baleias.

Quando caça pinguins, a foca-leopardo patrulha as águas próximas das bordas do gelo, quase completamente submersa, esperando que as aves entrem na água. Ela captura a ave nadando, agarrando-a pelos pés, em seguida, balança o pinguim vigorosamente, batendo seu corpo contra a superfície da água várias vezes até que o pinguim esteja morto.

A foca-leopardo é muito mais ágil na água do que no gelo e ela passa grande parte do seu tempo na água.

A foca-leopardo é uma espécie solitária tanto no mar como no gelo. Grupos de focas-leopardo são formados apenas por casais de acasalamento temporários e por duplas de mães e filhotes. O acasalamento ocorre durante o auge do verão Austral, e os nascimentos ocorrem entre o início de outubro e janeiro. Após um período de gestação de 9 meses, a fêmea dá à luz um único filhote, que é amamentado em blocos de gelo por cerca de um mês. O filhote nasce com cerca de 120 cm de comprimento. As fêmeas atingem a maturidade sexual quando estão com cerca de 4 ou 5 anos de idade, e os machos amadurecem um pouco mais tarde.

A foca-leopardo pode viver mais de 26 anos na natureza.

Habitat

A foca-leopardo tem como principal habitat os blocos de gelo da Antártida e seus icebergs associados, bem como blocos de gelo menores.

Distribuição

A foca-leopardo tem uma distribuição circumpolar, ocorrendo na costa do continente antártico, ao longo de blocos de gelo e ao redor de muitas das ilhas subantárticas.

Continentes de Ocorrência

Antártida

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Leopard Seal." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 10 Mar. 2017. Web. 1 Apr. 2017.
  • Leopard Seal fact file on ARKive.
  • Hill, A. 2013. "Hydrurga leptonyx" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Hückstädt, L. 2015. Hydrurga leptonyx. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T10340A45226422.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.