Foca-de-weddell

Fotografia por Robert Nunn, CC BY-NC

Local da foto: Antártida

 PENTAX K10D (PENTAX Corporation )
Distância Focal: 250mm  •  Abertura: f/6.3  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 04/02/2008
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Foca-de-weddell

Leptonychotes weddellii
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Phocidae
Gênero Leptonychotes
Nome Científico Leptonychotes weddellii(Lesson, 1826)
Nome Inglês Weddell Seal
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2015)

Descrição

A foca-de-weddell é uma espécie de foca verdadeira relativamente grande e abundante da família Phocidae, e é uma das espécies de focas da Antártida mais conhecidas.

A cor e o padrão da pelagem da foca-de-weddell varia. O corpo geralmente tem uma cor prata/cinza-escura, mais clara nas partes inferiores e salpicado com manchas brancas, cinza e pretas, que variam entre indivíduos. Os machos adultos geralmente possuem cicatrizes, a maioria delas ao redor da região genital. Durante o verão a pelagem pode clarear para o acastanhado. O focinho, que é curto e contundente, geralmente é de cor pálida, e também há manchas mais claras sobre os olhos. As jovens focas-de-weddell têm pelagem cinza nas primeiras 3 a 4 semanas de idade; posteriormente a pelagem ganha uma coloração mais escura.

A foca-de-weddell tem entre 2,5 e 3,5 m de comprimento e pesa entre 400 e 600 kg. Os machos pesam menos do que as fêmeas, geralmente 500 kg ou menos. Machos e fêmeas geralmente são do mesmo tamanho, embora as fêmeas sejam ligeiramente maiores. No entanto, os machos tendem a ter um pescoço mais grosso e uma cabeça e focinho mais largos do que as fêmeas.

Biologia

A foca-de-weddell é uma excelente mergulhadora, capaz de atingir profundidades de mais de 600 m e nadando até 5 km a partir de um buraco de respiração no gelo em um único mergulho, permanecendo por aproximadamente 80 minutos embaixo d'água antes de emergir para respirar.

As focas-de-weddell se reúnem em pequenos grupos ao redor de buracos e rachaduras no gelo. Estes animais também podem ser encontrados em grandes grupos no gelo ligado ao continente, Nos meses de inverno elas permanecem na água para evitar as tempestades de neve, com apenas suas cabeças cutucando os buracos de respiração no gelo. Quando em terra, esta foca é observada frequentemente ao lado de buracos no gelo. É um animal muito dócil e tranquilo que permite a aproximação de humanos.

A foca-de-weddell se alimenta de uma variedade de peixes, krill, lulas, camarões, cefalópodes, crustáceos e, às vezes, pinguins e outras focas. Um adulto sedentário come cerca de 10 kg por dia, enquanto um adulto ativo come mais de 50 kg por dia.

Cientistas acreditam que as focas-de-weddell se baseiam principalmente na visão para caçar alimentos quando a luz está disponível. No entanto, durante a escuridão do inverno antártico, quando não há luz sob o gelo nos locais de forrageamento, elas contam com outros sentidos, principalmente vibrissas ou bigodes, que não são apenas pelos, mas órgãos sensoriais muito complexos com mais de 500 terminações nervosas que se ligam ao focinho do animal. Os pelos permitem que as focas detectem o rastro de peixes nadando, e elas usam isso para capturar presas.

Dependendo da latitude que habita, este mamífero marinho dá à luz do início de setembro a novembro, e os espécimes que vivem em latitudes mais baixas dão à luz mais cedo. Durante a época de acasalamento, as focas-de-weddell fazem ruídos que são altos o suficiente para serem sentidos através do gelo. A cópula só foi observada ocorrendo embaixo d'água, onde a fêmea muitas vezes é mordida no pescoço pelo seu parceiro.

A foca-de-weddell é uma das únicas espécies de focas que podem dar à luz filhotes gêmeos. Os filhotes têm cerca de metade do tamanho da mãe quando nascem, e pesam entre 25 e 30 kg. Eles ganham cerca de 2 kg por dia e, em 6 a 7 semanas de idade, podem pesar cerca de 100 kg. Os filhotes nadam pela primeira vez depois de cerca de 2 semanas de idade e podem segurar a respiração por cinco minutos, o que lhe permite mergulhar a profundidades de 100 m. Depois de 6 a 7 semanas eles são desmamados e começam a caçar de forma independente. A média de vida de uma foca-de-weddell é de cerca de 30 anos.

Habitat

A foca-de-weddell habita áreas de gelo permanente, blocos de gelo, ilhas sazonalmente livres de gelo e o mar gelado.

Distribuição

A foca-de-weddell tem uma distribuição ampla e circumpolar ao redor da Antártida e ilhas subantárticas.

Continentes de Ocorrência

Antártida

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Weddell Seal." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 27 Mar. 2017. Web. 5 Apr. 2017.
  • Weddell Seal fact file on ARKive.
  • Bayi, O. 2000. "Leptonychotes weddellii" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Hückstädt, L. 2015. Leptonychotes weddellii. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T11696A45226713.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.