Esquilo-gigante-indiano

Fotografia por Kalyan Varma, CC BY-NC-SA

Local da foto: Índia

 NIKON D3 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 260mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 20/08/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Esquilo-gigante-indiano

Ratufa indica
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Rodentia
Família Sciuridae
Gênero Ratufa
Nome Científico Ratufa indica(Erxleben, 1777)
Nome Inglês Indian Giant Squirrel, Malabar Giant Squirrel
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O esquilo-gigante-indiano, conhecido também esquilo-gigante-de-malabar, é uma grande espécie de esquilo arborícola da família Sciuridae.

O esquilo-gigante-indiano tem orelhas curtas e arredondadas, mãos largas e garras grandes e poderosas usadas para agarrar galhos e cascas de árvores. A pelagem dorsal tem uma coloração que varia da vermelho-escura a marrom. A parte ventral e as pernas dianteiras geralmente são beges. A cabeça pode ser marrom ou bege, no entanto, existe uma mancha branca distinta entre as orelhas.

O comprimento cabeça-corpo do esquilo-gigante-indiano é de cerca de 36 cm e o comprimento da cauda é de aproximadamente 61 cm. O peso varia entre 1,5 e 2,0 kg.

Biologia

Um habitante da copa das árvores, o esquilo-gigante-indiano raramente deixa a segurança das árvores e precisa de árvores altas e muito ramificadas para a construção de ninhos. Ele viaja de árvore em árvore com saltos de até 6 m. É um animal cauteloso e geralmente fica bem escondido na vegetação. Quando em perigo, fica imóvel ou se achata contra o tronco da árvore, em vez de fugir. Seus principais predadores são as aves de rapina e o leopardo (Panthera pardus).

O esquilo-gigante-indiano é ativo principalmente nas primeiras horas da manhã e no final da tarde. É um animal tipicamente solitário, exceto na época de reprodução. Acredita-se que a espécie desempenha um papel importante na formação do ecossistema do seu habitat, envolvendo-se na dispersão de sementes.

Uma espécie onívora, o esquilo-gigante-indiano se alimenta de frutas, flores, nozes, casca de árvores, ovos de pássaros e insetos.

O esquilo-gigante-indiano constrói grandes ninhos globulares de galhos e folhas, posicionados em galhos mais finos onde predadores não conseguem chegar. Esses ninhos se tornam visíveis nas florestas decíduas durante a estação seca. Um indivíduo pode construir vários ninhos em uma pequena área de floresta, os quais são usados como locais de dormir, com um deles usado como berçário.

Pouco se sabe sobre o comportamento de acasalamento do esquilo-gigante-indiano. Os machos competem ativamente pelas fêmeas durante a época de reprodução e os casais podem permanecer juntos por períodos mais longos. O comportamento reprodutivo também é pouco conhecido. Existem algumas evidências de que a reprodução ocorre ao longo do ano ou várias vezes durante o ano. O tamanho da ninhada geralmente é de 1 ou 2 filhotes, mas pode ser de até 3. Acredita-se que o período de gestação seja igual ou próximo ao do esquilo-gigante-preto (Ratufa bicolor), um parente próximo, que é de 28 a 35 dias.

Habitat

O esquilo-gigante-indiano habita florestas sempre-verdes úmidas, florestas decíduas e florestas decíduas mistas.

Distribuição

O esquilo-gigante-indiano é uma espécie endêmica da Índia. É encontrando no centro, leste e sudoeste da Índia peninsular, especificamente nos Gates Ocidentais, Satpuras e Gates Orientais, onde é conhecido de Andhra Pradesh, Chhattisgarh, Gujarat, Jharkhand, Karnataka, Kerala, Madhya Pradesh, Maharashtra e Tamil Nadu.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Molur, S. 2016. Ratufa indica. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T19378A22262028. Acessado em 18 Abr 2018.
  • Wikipedia contributors. "Indian Giant Squirrel." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 6 Abr 2018. Web. 18 Abr 2018.
  • Justice, J. 2002. "Ratufa indica" (On-line), Animal Diversity Web. Acessado em 18 Abr 2018.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.