Esquilo-da-palmeira-indiano

Fotografia por Kalyan Varma, CC BY-NC-SA

Local da foto: Karnataka, Índia

 NIKON D70 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 200mm  •  Abertura: f/4.5  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 250
Data em que a foto foi tirada: 25/03/2006
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Esquilo-da-palmeira-indiano

Funambulus palmarum
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Rodentia
Família Sciuridae
Gênero Funambulus
Nome Científico Funambulus palmarum(Linnaeus, 1766)
Nome Inglês Indian Palm Squirrel, Common Palm Squirrel, Three-striped Palm Squirrel
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O esquilo-da-palmeira-indiano, conhecido também como esquilo-da-palmeira-comum e esquilo-da-palmeira-de-três-listras, é uma espécie de mamífero da família Sciuridae.

A pelagem do esquilo-da-palmeira-indiano é curta e tem uma coloração marrom, marrom acinzentada ou marrom amarelada na parte dorsal. Três listras brancas bem definidas se estendem da cabeça até a cauda. As duas listras externas se estendem das pernas dianteiras até as pernas traseiras apenas. O ventre tem uma coloração branca cremosa. A cauda é peluda e ligeiramente mais curta do que o corpo. As orelhas são pequenas e triangulares. Os jovens têm uma coloração significativamente mais clara, que se torna progressivamente mais escura à medida que envelhecem.

O esquilo-da-palmeira-indiano tem entre 15 e 20 cm de comprimento e peso entre 100 e 120 g.

Biologia

O esquilo-da-palmeira-indiano é uma espécie muito adaptável. É diurno, solitário, semiarborícola e muito ativo. Ao contrário de outras espécies de esquilo, não hiberna no inverno e só emerge do calor do seu ninho durante a tarde em dias de sol.

O esquilo-da-palmeira-indiano é onívoro. Sua dieta é composta principalmente de nozes e frutas, mas também consome ovos, pequenos pássaros, larvas e insetos. Ele coleta alimentos e protege seus estoques agressivamente de outros esquilos e pássaros.

A reprodução do esquilo-da-palmeira-indiano ocorre durante o outono. O período de gestação é de 34 a 45 dias e a fêmea dá à luz uma ninhada de 1 a 5 filhotes em um ninho feito de grama e galhos na copa de árvores. Após 10 semanas os filhotes são desmamados. A maturidade sexual é atingida aos 9 meses de idade.

Habitat

O esquilo-da-palmeira-indiano habita florestas decíduas secas tropicais e subtropicais, florestas de mangue, pradarias, matas, plantações, jardins rurais e áreas urbanas. Ocorre do nível do mar até 2.000 m de altitude.

Distribuição

O esquilo-da-palmeira-indiano é endêmico do sul da Índia e do Sri Lanka.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Nameer, P.O. & Molur, S. 2016. Funambulus palmarum (errata version published in 2017). The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T8701A115087934. Acessado em 04 Mai 2018.
  • Wikipedia contributors. "Indian Palm Squirrel." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 31 Mar 2018. Web. 04 Mai 2018.
  • A-Z Animals Website.
  • Softschools.com Website.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.