Équidna-de-bico-curto

Fotografia por Bernd Meyer, CC BY-NC-ND

Local da foto: Austrália

 Canon EOS-1D (Canon)
Distância Focal: 200mm  •  Abertura: f/3.2  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 500
Data em que a foto foi tirada: 09/12/2007
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Équidna-de-bico-curto

Tachyglossus aculeatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Monotremata
Família Tachyglossidae
Gênero Tachyglossus
Nome Científico Tachyglossus aculeatus(Shaw, 1792)
Nome Inglês Short-beaked Echidna, Common Echidna, Spiny Ant Eater
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O équidna-de-bico-curto, conhecido também como équidna-de-focinho-curto, é uma espécie de mamífero da família Tachyglossidae. É uma das quatro espécies vivas de équidna e o único membro do gênero Tachyglossus.

Apesar do nome, o équidna-de-bico-curto é coberto de espinhos e tem um focinho relativamente alongado e fino. Os espinhos geralmente são amarelos com pontas pretas, mas podem ser totalmente amarelos, e oferecem excelente defesa contra predadores. Sua pele tem uma coloração que varia da cor de mel a marrom avermelhada escura e até mesmo preta. O équidna-de-bico-curto possui adaptações para escavar muito rapidamente: tem pernas curtas e garras poderosas, sendo as garras traseiras alongadas e curvadas para trás. Ele tem esporas nas patas traseiras, no entanto, ao contrário do ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus), essas esporas não têm veneno.

O équidna-de-bico-curto tem entre 30 e 45 cm de comprimento e peso entre 2 e 7 kg. 

Biologia

O équidna não tem a capacidade de suar e não pode lidar bem com o calor, por isso tende a evitar a atividade durante o dia em clima quente. Ele pode nadar, se necessário. O focinho tem mecânica e eletroreceptores que ajudam o animal a detectar o que está ao seu redor.

Durante os meses mais quentes, os équidnas tendem a ser noturnos para evitar o calor. Em altitudes mais elevadas, em áreas mais temperadas, e durante o inverno, eles são mais diurnos, forrageando ao anoitecer ou durante o dia. A dieta do équidna-de-bico-curto consiste de uma grande variedade de invertebrados incluindo formigas, besouros, aranhas, vermes, ovos de insetos e cupins, que são lambidos com a sua língua comprida e móvel.

Os indivíduos desta espécie de vida solitária só se juntam para o acasalamento, durante o qual um "comboio" de vários machos podem seguir uma única fêmea na esperança de acasalarem com ela.

O équidna-de-bico-curto pertence a um pequeno grupo de mamíferos que colocam ovos, conhecidos como monotremados. Cerca de três semanas após o acasalamento, um único ovo é colocado em uma bolsa no abdômen da fêmea, que então é incubado por mais de 10 dias antes de eclodir. Após a eclosão, o filhote permanece na bolsa de sua mãe até que esteja com cerca de 45 a 55 dias de idade. Após este período ele é deixado em uma toca enquanto a mãe está forrageando. O filhote é desmamado com aproximadamente seis meses de idade, momento em que ele é totalmente independente. Os équidnas, tanto na natureza como em cativeiro, são conhecidos por viverem até 50 anos.

O équidna tem uma tolerância significativa a níveis elevados de dióxido de carbono e baixos níveis de oxigênio, pois ele precisa ser capaz de sobreviver no subsolo.

Habitat

O équidna-de-bico-curto ocupa uma variedade de habitats, do semiárido até áreas alpinas nevadas, incluindo prados, charnecas, bosques, florestas e o deserto australiano. Esta espécie geralmente se abriga em troncos podres, raízes de árvores, cavernas ou buracos (autoescavados ou abandonados).

Distribuição

O équidna-de-bico-curto é encontrado em toda a Austrália, incluindo a Tasmânia e Papua Nova Guiné. Dentro desta área de ocorrência, as cinco subespécies habitam regiões diferentes: o Tachyglossus aculeatus acanthion habita a Austrália Ocidental e o Território do Norte, enquanto o Tachyglossus aculeatus aculeatus é encontrado em Queensland, Nova Gales do Sul, Vitória e Sul da Austrália. O Tachyglossus aculeatus multiaculeatus habita a Ilha Kangaroo, sul da Austrália. O Tachyglossus aculeatus setosus só é encontrado na Tasmânia, e o Tachyglossus aculeatus lawesii ocorre em Papua Nova Guiné.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Short-Beaked Echidna." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 2 Mar. 2017. Web. 1 Apr. 2017.
  • Short-Beaked Echidna fact file on ARKive.
  • Aplin, K., Dickman, C., Salas, L. & Helgen, K. 2016. Tachyglossus aculeatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T41312A21964662.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.