Chimpanzé-comum

Fotografia por Kent MacElwee, CC BY-NC-ND

Local da foto: Parque Nacional de Kibale, Uganda

 NIKON D5100 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 300mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 1000
Data em que a foto foi tirada: 25/01/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Chimpanzé-comum

Pan troglodytes
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Primates
Família Hominidae
Gênero Pan
Nome Científico Pan troglodytes(Blumenbach, 1775)
Nome Inglês Common Chimpanzee, Robust Chimpanzee
Estado de Conservação EN  - Em Perigo (IUCN / 2016)

Descrição

O chimpanzé-comum é uma grande espécie de primata da família Hominidae. Junto com o bonobo (Pan paniscus), o chimpanzé-comum é o parente vivo mais próximo dos seres humanos, e é estimado compartilhar 98% dos nossos genes.

O chimpanzé-comum tem um formato de corpo característico, com os braços mais longos do que as pernas. A pele nua na face, orelhas, palmas das mãos e solas dos pés têm uma coloração que rosada ao preto, enquanto o resto do corpo é coberto com pelos grossos com uma coloração que varia do marrom ao preto. Chimpanzés têm características muito expressivas com suas sobrancelhas salientes e lábios protrusivos. Os longos braços e dedos e as articulações móveis dos ombros permitem ao chimpanzé se locomover facilmente nas árvores onde eles forrageiam e repousam. No entanto, a maior parte de sua locomoção é feita no solo.

Um chimpanzé-comum macho adulto tem entre 40 e 60 kg, e a fêmea tem entre 32 e 47 kg. No entanto, grandes machos selvagens podem pesar até 70 kg. Ele tem um comprimento cabeça-corpo que varia de 63 a 94 cm. O macho pode medir até 160 cm de altura (em pé), e a fêmea até 130 cm de altura.

Biologia

O chimpanzé-comum é uma espécie arborícola e terrestre e passa suas noites nas árvores, enquanto a maior parte das horas do dia são passadas no chão. O seu andar habitual é quadrúpede, usando as solas dos pés e apoiando-se sobre as juntas dos dedos, mas ele também pode andar verticalmente em curtas distâncias.

O chimpanzé-comum é ativo durante o dia e se alimenta principalmente de frutas, complementando a sua dieta com folhas, flores, sementes e insetos quando as frutas estão escassas. A carne também é um alimento favorito para o chimpanzé, e grupos cooperam juntos para caçar e matar macacos. O chimpanzé-comum é extremamente hábil e é uma das poucas espécies que usam ferramentas. Ele usa varas, pedras, grama e folhas quando procura por mel, formigas, nozes e água.

O chimpanzé-comum é um animal altamente social e inteligente, com uma cultura surpreendentemente complexa. Ele vive em comunidades estáveis que variam em tamanho de 15 a 150 membros, embora os indivíduos tendem a viajar e forragear em grupos muito menores. Os machos ficam em sua comunidade natal por toda a vida e as relações dos machos são ordenadas em uma hierarquia linear estrita, que permite que muitas disputas sejam resolvidas sem a necessidade de violência. Os machos também são dominantes sobre todas as fêmeas do grupo. A espécie apresenta uma complexa comunicação social na forma de expressões, posturas e vocalizações, e o aliciamento social é vital para manter os laços entre os indivíduos.

O chimpanzé-comum acasala durante todo o ano, apesar do número de fêmeas no cio variar sazonalmente em um grupo. As fêmeas não reproduzem com frequência, pois existe um período prolongado de dependência do filhote, durante o qual ele depende da mãe para alimentação, proteção e educação. O intervalo médio entre os nascimentos varia entre 3 e 6 anos. O período de gestação varia entre 202 e 260 dias, com média de 230 dias. Geralmente nasce apenas um filhote pesando cerca de 2 kg. O nascimento de gêmeos é raro, mas pode ser mais comum do que em humanos. O filhote é levado ventralmente pela mãe por cerca de 3 a 6 meses. À medida que o filhote cresce, ele anda cada vez mais nas costas de sua mãe durante as viagens até os 3,5 a 4,5 anos de idade, época em que ele é desmamado.

O chimpanzé-comum atinge a maturidade sexual entre 10 e 11 anos de idade, e pode viver entre 40 e 60 anos.

Habitat

O chimpanzé-comum é uma espécie altamente adaptável. Ele vive em uma variedade de habitats, incluindo florestas tropicais, florestas de montanha, florestas de pântano, bosques de savana e savana seca.

Distribuição

O chimpanzé-comum tem uma ampla, mas descontínua, distribuição na África Equatorial, entre 13° norte e 7° sul. Ele ocorre do sul de Uganda pelo cinturão de florestas ao norte do rio Congo até o oeste de Uganda e oeste da Tanzânia, desde o nível do mar até 2.800 m de altitude.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Common Chimpanzee." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 23 Mar. 2017. Web. 6 Apr. 2017.
  • Chimpanzee fact file on ARKive.
  • Shefferly, N. 2005. "Pan troglodytes" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Humle, T., Maisels, F., Oates, J.F., Plumptre, A. & Williamson, E.A. 2016. Pan troglodytes. (errata version published in 2016) The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T15933A102326672.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.