Chacal-listrado

Fotografia por Brian Gratwicke, CC BY

Local da foto: Botsuana

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/10.0  •  Tempo de Exposição: 1/800s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 15/08/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Chacal-listrado

Canis adustus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Canidae
Gênero Canis
Nome Científico Canis adustusSundevall, 1847
Nome Inglês Side-striped Jackal
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2014)

Descrição

O chacal-listrado é uma espécie de mamífero da família Canidae.

É um canídeo de médio porte da África Subsaariana, com pernas longas, focinho longo e uma cauda relativamente curta e espessa. Seu pelo é principalmente cinza, o dorso é mais escuro do que a parte inferior, e sua cauda preta geralmente tem uma ponta branca. Sua cabeça tem uma cor cinza acastanhada e as pernas geralmente têm um tom avermelhado. As listras brancas com franjas pretas correm ao longo dos flancos do chacal-listrado, do cotovelo até o quadril, e essas listras são mais definidas nos adultos do que nos jovens.

O chacal-listrado tem entre 100 e 120 cm de comprimento (incluindo a cauda) e seu peso varia de 6,5 a 14 kg.

Biologia

Uma espécie onívora, o chacal-listrado muitas vezes se alimenta de frutas e carniça, mas o componente principal de sua dieta tende a ser pequenos mamíferos. Ele caça quase que exclusivamente à noite, perseguindo sozinho ou em pares presas pequenas, e as presas de médio porte persegue em pares ou em pequenos grupos. Nem sempre caça ativamente e geralmente prefere fontes de alimentos que estão prontamente disponíveis e fáceis de obter. O chacal-listrado é um predador oportunista e ajusta a sua dieta ao longo do ano, alimentando-se de invertebrados geralmente durante a estação chuvosa, caçando pequenos mamíferos na estação seca, e comendo frutas disponíveis sazonalmente.

Durante a época de reprodução o chacal-listrado torna-se mais territorial e mostra um aumento do uso de vocalização. Esta espécie forma casais monogâmicos e, no sul da África, o acasalamento geralmente ocorre durante o inverno, entre junho e agosto. Geralmente nascem de 3 a 6 filhotes em cada ninhada depois de um período de gestação de 57 a 70 dias. Os jovens atingem a maturidade sexual entre 6 a 8 meses de idade. O chacal-listrado é uma das poucas espécies de mamíferos que formam casais monogâmicos.

Habitat

Habitando uma variedade de habitats, o chacal-listrado pode ser encontrado em bosques, pradarias, florestas, pântanos e habitats de montanhas com elevações de até 2.700 m, mas geralmente evita a savana exposta. Ocorre frequentemente próximo de habitações humanas rurais e fazendas agrícolas devido à crescente invasão de assentamentos humanos.

Em locais onde o chacal-listrado sobrepõe os territórios do chacal-dourado (Canis aureus) e do chacal-de-dorso-preto (Canis mesomelas), ele muitas vezes reside em áreas de vegetação densa, deixando áreas abertas para as outras espécies de chacal para evitar confronto.

Distribuição

O chacal-listrado é encontrado na África Central e Ocidental, onde a sua distribuição se estende até o sul do Zimbábue e norte da África do Sul, apesar de estar ausente da zona equatorial.

Ameaças

O chacal-listrado é capaz de explorar áreas desenvolvidas por seres humanos, mas infelizmente isso tem levado a sua perseguição pela caça e envenenamento, já que muitas vezes ataca animais domésticos.

A raiva, transmitida por cães-domésticos, também é uma ameaça. A incidência de raiva é sazonal no chacal-listrado, com mais indivíduos infectados nos meses de verão.

Subespécies

  • Canis adustus adustus
  • Canis adustus bweha
  • Canis adustus centralis
  • Canis adustus grayi
  • Canis adustus kaffensis
  • Canis adustus lateralis
  • Canis adustus notatus

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Side-striped Jackal." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 2 Feb. 2017. Web. 28 Mar. 2017.
  • Side-striped Jackal fact file on ARKive.
  • Hoffmann, M. 2014. Canis adustus. The IUCN Red List of Threatened Species 2014: e.T3753A46254734.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.