Chacal-dourado

Fotografia por Prabukumar84, CC BY-SA

Local da foto: Tamil Nadu, Índia

 Canon EOS 60D (Canon)
Distância Focal: 300mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 320
Data em que a foto foi tirada: 23/08/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Chacal-dourado

Canis aureus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Canidae
Gênero Canis
Nome Científico Canis aureusLinnaeus, 1758
Nome Inglês Golden Jackal, Common Jackal, Asiatic Jackal, Oriental Jackal, Gold Wolf
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2008)

Descrição

O chacal-dourado é uma espécie de mamífero da família Canidae.

É um canídeo de médio porte com pernas longas, focinho longo e pontudo, e uma cauda espessa, relativamente curta. A pele é grossa e, como o nome sugere, geralmente é dourada ou amarelada, embora os indivíduos variam em cor de creme-clara a acastanhada. A pelagem também pode variar entre as estações do ano. O dorso muitas vezes é manchado de preto, marrom e branco, enquanto a cabeça, as orelhas, as laterais e os membros podem ter uma tonalidade marrom avermelhada. As partes inferiores são de cor pálida. O chacal-dourado pode ser distinguido de outras espécies de chacal pela cauda com a ponta preta. Ocasionalmente são relatados indivíduos pretos (com melanismo).

Os adultos têm entre 80 e 136 cm de comprimento (incluindo a cauda). O peso difere cerca de 12% entre os sexos; os machos pesam entre 6 e 15 kg, enquanto as fêmeas pesam entre 7 e 11 kg.

Biologia

O chacal-dourado é um predador adaptável e oportunista, alimentando-se de uma grande variedade de fontes de alimentos, e ativo durante o dia e à noite em áreas onde a perturbação humana é baixa. Embora possa se alimentar de carniça e lixo, ele também é um hábil caçador de aves e mamíferos, até o tamanho de flamingos e jovens antílopes. Se alimenta também de répteis, peixes, insetos e frutas. O corpo flexível e as longas pernas permitem que o chacal-dourado viaje facilmente por longas distâncias enquanto procura alimento, que geralmente é ingerido rapidamente, permitindo que seja transportado para um companheiro ou um filhote e então regurgitado, reduzindo o risco de roubo por outros predadores. Casais ou famílias às vezes caçam cooperativamente, e a comida excedente muitas vezes é enterrada.

O chacal-dourado é uma espécie muito vocalizadora, usando uma variedade de latidos, rosnados e cacarejados. O mais distinto é um uivo agudo, muitas vezes ao amanhecer e entardecer, e acredita-se que seja para reforçar os laços familiares ou anunciar posse de território.

O chacal-dourado é monogâmico e o casal reprodutor ocupa um território que é marcado regularmente e defendido contra intrusos. A reprodução ocorre durante a época de pico de disponibilidade de comida. A fêmea dá à luz até 9 filhotes em uma toca subterrânea ou cupinzeiro abandonado, após um período de gestação de cerca de 63 dias. Os jovens chacais abrem os olhos aos 10 dias de idade, e são desmamados depois de cerca de 4 meses, época em que a sua pelagem escura já desenvolveu a cor pálida do adulto. Embora o chacal-dourado atinja a maturidade sexual aos 11 meses, os jovens geralmente permanecem com os adultos por até dois anos, período em que muitas vezes ajudam a alimentar e proteger a próxima ninhada de filhotes. O período de vida do chacal-dourado pode ser de até 8 anos na natureza e 16 anos em cativeiro.

Habitat

Sua tolerância de habitats secos e dieta oportunista permitem ao chacal-dourado habitar uma grande variedade de habitats, que vão de desertos a pradarias, florestas e até mesmo áreas agrícolas e semiurbanas.

Distribuição

O chacal dourado é nativo do sudeste da Europa, Europa central, Ásia Menor, Oriente Médio e sul da Ásia.

Ameaças

O chacal-dourado é uma espécie amplamente distribuída e muito comum, encontrado em altas densidades em áreas adequadas, e é capaz de prosperar mesmo perto de assentamentos humanos. No entanto, apesar de ter ampliado sua distribuição na Europa nas últimas décadas, a sua população, exceto em áreas protegidas, está passando por um declínio. A principal ameaça para a espécie vem da substituição do uso de práticas tradicionais pela industrialização e agricultura intensiva, reduzindo seu habitat e a disponibilidade de alimento.

Algumas caças e perseguições ocorrem, especialmente quando o chacal-dourado ataca animais domésticos ou danifica plantações, mas geralmente a espécie não é considerada tão prejudicial como a raposa-vermelha (Vulpes vulpes) ou o lobo-cinzento (Canis lupus), e pode até mesmo beneficiar humanos eliminando resíduos e controlando espécies de pragas, como roedores e coelhos. Talvez a maior ameaça venha de doenças como a raiva e a cinomose, que periodicamente matam um grande número de chacais.

Subespécies

  • Canis aureus aureus
  • Canis aureus cruesemanni
  • Canis aureus ecsedensis
  • Canis aureus indicus
  • Canis aureus moreoticus
  • Canis aureus naria
  • Canis aureus syriacus

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Golden Jackal." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 24 Mar. 2017. Web. 28 Mar. 2017.
  • Golden Jackal fact file on ARKive.
  • Jhala, Y. & Moehlman, P.D. 2008. Canis aureus. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T3744A10054631.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.