Chacal-de-dorso-preto

Fotografia por Ray Morris, CC BY-NC-ND

Local da foto: Masai Mara, Quênia

 NIKON D3 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 600mm  •  Abertura: f/7.1  •  Tempo de Exposição: 1/800s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 14/08/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Chacal-de-dorso-preto

Canis mesomelas
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Canidae
Gênero Canis
Nome Científico Canis mesomelasSchreber, 1775
Nome Inglês Black-backed Jackal, Silver-backed Jackal, Red-Jackal
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2014)

Descrição

O chacal-de-dorso-preto, conhecido também como chacal-vermelho ou chacal-de-dorso-prateado, é uma espécie de mamífero da família Canidae.

É um canídeo de médio porte, com pernas longas e um focinho pontudo, parecido com o de uma raposa. As marcas pretas e prata nas costas dão a esta espécie seu nome e aparência distinta. O restante do corpo é principalmente castanho ao castanho avermelhado, tornando-se mais avermelhado dos lados e nas pernas.

O chacal-de-dorso-preto tem entre 96 e 110 cm de comprimento e um peso entre 6,8 e 13,5 kg. Os machos são um pouco maiores e mais pesados do que as fêmeas. Esta espécie tem uma cauda espessa, com uma ponta preta e grandes orelhas pontudas. É um excelente corredor, podendo manter um trote lento de 12 a 16 km/h por longos períodos de tempo.

Biologia

O chacal-de-dorso-preto é um limpador e predador oportunista, ingerindo tanto alimento que é fácil de obter como presas que ele mesmo caça. Sua dieta geralmente inclui répteis, aves e seus ovos, plantas, restos costeiros, como moluscos e peixes, carniça e até mesmo lixo humano. Também se alimenta de invertebrados e mamíferos de pequeno e médio porte, usando suas orelhas grandes e móveis para detectá-los antes de pular e atacar a presa. É um animal principalmente noturno, e sua atividade se estende na luz do dia em áreas onde a perturbação humana é baixa.

A estrutura social do chacal-de-dorso-preto geralmente consiste de um casal monogâmico reprodutor e seus filhotes, e muitas vezes adultos ajudantes não reprodutores que geralmente são filhos de uma ninhada anterior. O casal tem um forte vínculo e podem ficar juntos por oito anos ou mais. Como outros canídeos, o chacal-de-dorso-preto tem uma hierarquia dentro de seu grupo familiar, com um casal reprodutor dominante.

O território de um casal de chacal-de-dorso-preto pode ser de até 10,6 km², o qual é marcado com urina e excrementos em locais bem visíveis. O território é defendido agressivamente contra invasores, especialmente de outros casais. Após um período de gestação de 60 dias, a fêmea dá à luz uma ninhada de 1 a 9 filhotes que nascem em uma toca subterrânea dentro do território. Os filhotes nascem cegos e permanecem assim até que estejam com 8 a 10 dias de idade, e vão passar a maior parte do seu tempo na toca até que estejam com cerca de sete semanas de idade.

O chacal-de-dorso-preto sofre de doenças que são comuns em cães, como cinomose, raiva canina e parvovirose. Esta espécie atua como um hospedeiro de raiva e pode ser responsável por surtos da doença na população de cães-domésticos.

Habitat

O altamente adaptável chacal-de-dorso-preto vive em uma variedade de habitats, que vai do árido deserto costeiro até a savana. No entanto, essa espécie geralmente tem preferência por habitats abertos com pouca ou nenhuma vegetação densa.

Distribuição

O chacal-de-dorso-preto é endêmico da África, onde ocorre em duas populações distintas. Uma subpopulação é encontrada no leste da África, incluindo Quênia e Etiópia. A outra ocorre no sul da África, onde é encontrado em países como Botsuana e Namíbia.

Ameaças

A perseguição por seres humanos é a principal ameaça para o chacal-de-dorso-preto. É considerado uma praga em algumas áreas devido ao seu hábito de predar animais domésticos, como jovens cabras e ovelhas.

Essa espécie também é uma hospedeira de raiva e é abatida em algumas áreas por este motivo. No entanto, os esforços de redução da população geralmente só têm um impacto de curto prazo sobre os números locais.

Armadilhas e acidentes em rodovias também resultam em um número de mortalidades do chacal-de-dorso-preto.

Subespécies

  • Canis mesomelas mesomelas
  • Canis mesomelas schmidti

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Black-backed Jackal." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 25 Mar. 2017. Web. 28 Mar. 2017.
  • Black-backed Jackal fact file on ARKive.
  • Hoffmann, M. 2014. Canis mesomelas. The IUCN Red List of Threatened Species 2014: e.T3755A46122476.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.