Cão-guaxinim

Fotografia por Tomosuke214, CC BY-NC-SA

Local da foto: Yokohama, Japão

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Cão-guaxinim

Nyctereutes procyonoides
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Canidae
Gênero Nyctereutes
Nome Científico Nyctereutes procyonoides(Gray, 1834)
Nome Inglês Raccoon Dog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O cão-guaxinim é uma espécie de mamífero da família Canidae. Tem a aparência de uma raposa pequena e seu pelo tem marcas semelhantes às do guaxinim (Procyon Procyon).

O pelo do cão-guaxinim é denso e macio. Tem um focinho branco, face branca e pelos pretos ao redor dos olhos. Uma mancha preta atravessa ambos os ombros descendo pelo dorso, ganhando a forma de uma cruz. As orelhas são curtas e arredondadas. A cor do corpo é marrom-escura a marrom amarelada dorsalmente, mas varia muito. Pelos longos, encontrados por todo o lado dorsal, têm pontas pretas. No ventre, o pelo é marrom-claro ou bege. Os membros e peito são marrom-escuros. O cão-guaxinim tem uma cauda grossa e peluda, que é preta dorsalmente e amarelo-clara ventralmente, com um ponta preta. A pelagem de inverno é mais grossa e mais escura do que a pelagem de verão.

O cão-guaxinim tem um comprimento (cabeça-corpo) de 50 a 68 cm, mais uma cauda de 13 a 25 cm de comprimento. As pernas são curtas e, em geral, o corpo é robusto. Seu peso varia entre 4 e 6 kg no verão e entre 6 e 10 kg no inverno antes da hibernação. Em média, os indivíduos da Europa tendem a ser maiores do que os da China e do Japão.

Biologia

O cão-guaxinim e a raposa-cinzenta (Urocyon cinereoargenteus) são os únicos membros da família Canidae que podem escalar árvores.

Estudos de radiotelemetria mostram que os cães-guaxinins vivem e caçam em pares ou em pequenos grupos familiares. Na maioria das observações por seres humanos, no entanto, eles são solitários. Embora alguns estudos tenham mostrado que a espécie é principalmente noturna, estudos recentes mostram atividade regular diurna, crepuscular e noturna. O aumento da duração da atividade, provavelmente se deve a necessidade de encontrar comida suficiente para se alimentar.

O cão-guaxinim é o único canídeo conhecido que hiberna. A hibernação começa em novembro e pode se estender até o início de abril, dependendo do clima local. Um indivíduo pode ganhar até 50% do seu peso corporal antes da hibernação. A hibernação não é absolutamente necessária para a espécie. Se um indivíduo não é capaz de armazenar gordura suficiente antes, ele terá que sair da toca em dias mais quentes do inverno para forragear. Por esta razão, alguns indivíduos podem não hibernar completamente. Nas regiões mais ao sul da sua área de ocorrência, os cães-guaxinins não hibernam.

O cão-guaxinim é um onívoro oportunista. Em terra, caça insetos, pequenos roedores, anfíbios, aves e ovos. Ele também captura peixes em lagos, rios e riachos utilizando suas patas para retirar a presa da água. Também mergulha debaixo d'água em busca de sua refeição. Além disso, os cães-guaxinins comem moluscos, serpentes e lagartos; à beira-mar, comem caranguejos, ouriços-do-mar e, carniça do mar também é consumida.

Cães-guaxinins são monogâmicos, com a formação dos casais ocorrendo no outono. O período de gestação varia de 59 a 64 dias. A fêmea geralmente dá à luz na vegetação densa ou em tocas que foram abandonadas por raposas ou texugos. O tamanho médio da ninhada é de 5 a 7 filhotes. Os filhotes nascem cegos e têm uma pelagem negra e macia. O peso varia entre 60 e 115 g no nascimento, dependendo da subespécie. As mães desmamam seus filhotes entre 30 e 40 dias de idade. O macho tem um papel importante no cuidado dos filhotes após o nascimento. Geralmente ele cuida dos filhotes enquanto a fêmea sai para caçar. Os jovens filhotes atingem a maturidade sexual entre 9 e 11 meses de idade. O período de vida do cão-guaxinim na natureza não é conhecido, mas em cativeiro pode viver até 14 anos.

Habitat

O cão-guaxinim é encontrado em climas subárticos e subtropicais. Ele tem preferência por florestas, bordas de florestas ou vegetação densa. Regiões próximas de água também são preferidas. É encontrado desde altitudes próximas do nível do mar até 3.000 m de altitude.

Distribuição

O cão-guaxinim é nativo do leste da Sibéria, norte da China, Norte do Vietnã, Coreia e Japão. Atualmente está distribuído em todo o norte e oeste da Europa, em países como a Finlândia, Suécia, Noruega, Polônia, Romênia, República Checa, Eslováquia, Alemanha, França, Áustria e Hungria.

Ameaças

As principais ameaças para os cães-guaxinins são: atropelamentos, perseguição, atitudes do governo, edipemias (sarna, cinomose e raiva) e a poluição química.

Os russos introduziram cães-guaxinins na natureza na parte europeia da antiga União Soviética porque queriam estabelecer uma nova pele de animal valiosa. Peles de cão-guaxinim continuam a ser vendidas comercialmente, embora hoje sejam produzidas em fazendas de peles.

Subespécies

  • Nyctereutes procyonoides koreensis
  • Nyctereutes procyonoides orestes
  • Nyctereutes procyonoides procyonoides
  • Nyctereutes procyonoides ussuriensis
  • Nyctereutes procyonoides viverrinus

Continentes de Ocorrência

Ásia, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Raccoon Dog." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 21 Mar. 2017. Web. 28 Mar. 2017.
  • Canid Specialist Group.
  • Carr, K. 2004. "Nyctereutes procyonoides" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Kauhala, K. & Saeki, M. 2016. Nyctereutes procyonoides. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T14925A85658776.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.