Cão-doméstico

Fotografia por Don Burkett, CC BY-NC-ND

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 85mm  •  Abertura: f/5.0  •  Tempo de Exposição: 1/1600s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 06/10/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Cão-doméstico

Canis lupus familiaris
 Subespécie
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Canidae
Gênero Canis
Nome Científico Canis lupus familiarisLinnaeus, 1758
Nome Inglês Domestic Dog
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

O cão-doméstico é uma subespécie do lobo-cinzento (Canis lupus), um membro da família Canidae da ordem Carnivora, Classe mamíferos. O termo "cão doméstico" geralmente é usado tanto para cão domesticado como para cão feral. O cão, provavelmente, foi o primeiro animal a ser domesticado e tem sido o animal mais extensamente usado como animal de estimação na história humana.

"Cão" é um termo de uso comum que se refere aos membros da subespécie Canis lupus familiaris (canis, "cão"; lupus, "lobo"; familiaris, "de uma família" ou "doméstico"). O termo também pode ser usado para se referir a uma ampla variedade de espécies relacionadas, tais como os membros do gênero Canis, ou "cães verdadeiros", incluindo o lobo, coiote (Canis latrans), e chacais, ou pode se referir aos membros da tribo Canini, que também incluem o cão-selvagem-africano (Lycaon pictus) ou pode ser usado para se referir a qualquer membro da família Canidae, que incluiria também as raposas, cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), cão-guaxinim (Nyctereutes procyonoides) e outros. Nos meios de reprodução, um canídeo macho é chamado de cão, enquanto uma fêmea é chamada de cadela.

Hoje, os seres humanos têm criado centenas de raças diferentes de cão-doméstico - algumas das quais nunca poderiam sobreviver na natureza. Apesar de suas muitas formas e tamanhos todos os cães-domésticos, desde o Terra-nova (nome em inglês: Newfoundland) até o pug, são membros da mesma espécie - Canis lupus familiaris. Apesar de apresentar temperamento doméstico, esses cães estão relacionadas aos lobos, raposas e chacais.

Os cães-domésticos ainda compartilham muitos comportamentos com seus parentes selvagens. Ambos defendem seus territórios e os marcam com urina em árvores, rochas, postes e outros locais adequados. Esses locais de cheiro servem de aviso para outros cães que um animal está ocupando seu território.

Muitos cães de estimação também enterram ossos ou brinquedos favoritos para uso futuro, assim como seus parentes selvagens, que por vezes enterram uma presa para garantir a carne para uma ocasião futura.

Os cães se comunicam de várias maneiras. O cheiro é um método, um outro é a aparência física. A posição do corpo, o movimento e a expressão facial, muitas vezes transmitem uma mensagem forte. Muitos desses sinais são reconhecidos até mesmo pelos seres humanos, como a animada cauda balançando de um cão feliz ou os dentes à mostra de um cão irritado ou ameaçado. Vocalmente, os cães se comunicam com uma cacofonia de sons, incluindo latidos, rosnados, e gemidos.

Os cães realizam muitas tarefas para os humanos, tais como caça, pastoreio, puxando cargas, proteção, auxiliando policiais e militares, companheirismo e, mais recentemente, ajudando pessoas com deficiência. Esse impacto na sociedade humana deu ao cão o apelido de "melhor amigo do homem" no mundo ocidental. Em algumas culturas, os cães também são uma fonte de alimento.

Continentes de Ocorrência

África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália/Oceania, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Dog." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 28 Mar. 2017. Web. 30 Mar. 2017.
  • National Geographic

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.