Canguru-vermelho

Copyright © Bruce Thomson

Local da foto: Queensland, Austrália

 Canon EOS-1D Mark II N (Canon)
Distância Focal: 420mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 320
Data em que a foto foi tirada: 22/10/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Canguru-vermelho

Macropus rufus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Diprotodontia
Família Macropodidae
Gênero Macropus
Nome Científico Macropus rufus(Desmarest, 1822)
Nome Inglês Red Kangaroo
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O canguru-vermelho é uma espécie de mamífero da família Macropodidae. É o maior de todos os cangurus, o maior mamífero nativo da Austrália, e o maior marsupial existente.

O canguru-vermelho é um grande canguru com orelhas longas e pontudas, e um focinho quadrado. Os machos têm pelo curto, castanho avermelhado, clareando para o amarelado embaixo e nos membros. As fêmeas são menores do que os machos e são cinza com um tom marrom, e cinza-claro embaixo, embora as fêmeas de zonas áridas são mais coloridas do que os machos. Ele tem duas patas dianteiras com pequenas garras, pernas traseiras musculosas que são usadas para saltar, e uma cauda forte, que muitas vezes é usada para criar um tripé quando está em pé. As pernas do canguru-vermelho funcionam como um elástico. Os machos podem saltar mais de 9 m em um salto e podem atingir uma velocidade de 64 km/h.

Os machos têm entre 103 e 160 cm de comprimento (cabeça-corpo) com uma cauda adicional de 100 a 120 cm de comprimento. As fêmeas são consideravelmente menores, com um comprimento (cabeça-corpo) de 85 a 105 cm e uma cauda adicional de 65 a 85 cm. As fêmeas podem pesar entre 18 e 40 kg, enquanto os machos, geralmente pesam cerca de duas vezes mais, entre 55 e 85 kg. Um canguru-vermelho médio tem aproximadamente 150 cm de altura até o topo da cabeça na postura ereta. Grandes cangurus machos maduros podem ter mais de 180 cm de altura.

Biologia

O canguru-vermelho é mais ativo do final da tarde até de manhã cedo, descansando na sombra durante o calor do dia e, às vezes, lambendo os antebraços para resfriar o corpo por evaporação. A dieta do canguru-vermelho é composta de gramíneas, ervas e arbustos, com uma preferência por alimentos verdes, como gramíneas recém-germinadas, e ele pode viajar longas distâncias para obter alimentos. Esta espécie geralmente vive sozinha ou em pequenos grupos de até dez indivíduos, incluindo principalmente fêmeas com jovens, além de um ou mais machos. No entanto, grupos maiores, soltos, ou "multidões", podem se reunir para se alimentar ou beber água.

O canguru-vermelho é um reprodutor oportunista, capaz de reproduzir durante todo o ano quando as condições são favoráveis, mas muitas vezes cessando a reprodução durante a seca. Os machos se envolvem em uma "luta de boxe" ritualizada para obterem o controle temporário de fêmeas no cio, lutando com as patas dianteiras ao redor dos ombros do adversário e chutando com as poderosas pernas traseiras.

A fêmea geralmente dá à luz a um único filhote, depois de um período de gestação de cerca de 32 a 34 dias. No momento do nascimento, o recém-nascido pesa apenas 0,75 g, e leva cerca de três minutos para fazer o trajeto, sem ajuda, através da pele da fêmea até a bolsa, onde permanecerá pelos próximos 70 dias de desenvolvimento. O filhote, também chamado de Joey, coloca sua cabeça para fora da bolsa pela primeira vez depois de 150 dias, saindo por curtos períodos depois de 190 dias, e deixando permanentemente a bolsa de 235 a 240 dias, embora ainda seja amamentado por mais 3 ou 4 meses. A maturidade sexual é atingida em aproximadamente 15 a 24 meses. O canguru-vermelho pode viver até 27 anos.

Habitat

O canguru-vermelho ocorre em ambientes áridos e semiáridos, em áreas de menos de 500 e 800 mm de chuva anual. Pode ser encontrado no cerrado, pastagens, bosques e desertos, com uma tendência a preferir planícies abertas com árvores dispersas com sombra e abrigo.

Distribuição

O canguru-vermelho está distribuído em todas as regiões áridas da Austrália continental, com exceção do extremo norte, costa leste e extremo sudoeste do país.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Red Kangaroo." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 31 Mar. 2017. Web. 1 Apr. 2017.
  • Red Kangaroo fact file on ARKive.
  • Ellis, M., van Weenen, J., Copley, P., Dickman, C., Mawson, P. & Woinarski, J. 2016. Macropus rufus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T40567A21953534.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.