Canguru-arborícola-de-goodfellow

Fotografia por Richard Ashurst, CC BY

Local da foto: Zoológico de Melbourne, Vitória, Austrália

 Canon EOS 50D (Canon)
Distância Focal: 200mm  •  Abertura: f/3.2  •  Tempo de Exposição: 1/500s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 26/06/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Canguru-arborícola-de-goodfellow

Dendrolagus goodfellowi
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Diprotodontia
Família Macropodidae
Gênero Dendrolagus
Nome Científico Dendrolagus goodfellowiThomas, 1908
Nome Inglês Goodfellow’s Tree Kangaroo, Ornate Tree Kangaroo
Estado de Conservação EN  - Em Perigo (IUCN / 2016)

Descrição

O canguru-arborícola-de-goodfellow, conhecido também como canguru-arborícola-ornamentado, é uma espécie de marsupial da família Macropodidae, nomeado em homenagem ao zoólogo britânico Walter Goodfellow.

Como outros cangurus arborícolas, o canguru-arborícola-de-goodfellow é visivelmente diferente dos cangurus terrestres porque desenvolveu adaptações especializadas para seu estilo de vida arborícola. Estas, incluem membros posteriores mais curtos, braços fortes e encorpados, e uma longa cauda para manter o equilíbrio ao saltar entre os galhos. Os pés também são mais largos do que os pés dos cangurus terrestres, com solas acolchoadas para ajudar na aderência e garras curvadas e afiadas para escalar. Este canguru-arborícola de corpo delgado tem pelo curto, geralmente lanoso, que varia do marrom/castanho ao vermelho-carmesim, com a parte inferior mais clara, face marrom/cinzenta, e garganta, bochechas e pés amarelos. Um característico par de listras douradas corre pelo centro do dorso e cada indivíduo tem um padrão único de anéis amarelos e manchas na cauda.

O canguru-arborícola-de-goodfellow tem entre 55 e 77 cm de comprimento (cabeça-corpo) e uma cauda que varia entre 70 e 85 cm de comprimento. Os machos são ligeiramente maiores do que as fêmeas. Seu peso varia entre 6 e 10 kg.

Biologia

Um excelente escalador e capaz de saltar longas distâncias, o canguru-arborícola-de-goodfellow passa boa parte de seu tempo nas árvores, mas também desce com frequência ao chão em busca de comida. Uma espécie em grande parte noturna, o canguru-arborícola-de-goodfellow aparece à noite para se alimentar principalmente de folhas e frutos, mas também de flores, grama e até mesmo cereais ao longo das margens da floresta. Seu estômago grande e sacular é especialmente adaptado para esta dieta permitindo a quebra e digestão de material de folhas resistentes.

O canguru-arborícola-de-goodfellow é principalmente solitário, com grandes territórios de machos sobrepondo vários territórios menores de fêmeas. A reprodução ocorre durante o ano inteiro. O período de gestação é de 21 a 38 dias, nascendo apenas um filhote. Como um marsupial, a fêmea desta espécie tem uma bolsa bem desenvolvida em seu abdômen para que o pequeno escalador recém-nascido se desenvolva durante 10 a 12 meses. A maturidade sexual é atingida aos dois anos de idade e esta espécie pode viver 14 anos em cativeiro.

Habitat

O canguru-arborícola-de-goodfellow tem como habitat as densas florestas tropicais, do nível do mar até 3.000 m de altitude. Ele vive principalmente em árvores ou áreas de florestas fechadas em regiões montanhosas.

Distribuição

O canguru-arborícola-de-goodfellow é uma espécie endêmica de Papua Nova Guiné.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Goodfellow's Tree Kangaroo." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 16 Mar. 2017. Web. 6 Apr. 2017.
  • Goodfellow's Tree Kangaroo fact file on ARKive.
  • Johnson, S. 1999. "Dendrolagus goodfellowi" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Leary, T., Seri, L., Wright, D., Hamilton, S., Helgen, K., Singadan, R., Menzies, J., Allison, A., James, R., Dickman, C., Aplin, K., Flannery, T., Martin, R. & Salas, L. 2016. Dendrolagus goodfellowi. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T6429A21957524.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.