Canguru-arborícola-de-doria

Fotografia por Nick Hobgood, CC BY-NC

Local da foto: Papua Nova Guiné

 Canon EOS REBEL T3i (Canon)
Distância Focal: 187mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 28/03/2013
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Canguru-arborícola-de-doria

Dendrolagus dorianus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Diprotodontia
Família Macropodidae
Gênero Dendrolagus
Nome Científico Dendrolagus dorianusRamsay, 1883
Nome Inglês Doria's Tree-Kangaroo
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2016)

Descrição

O canguru-arborícola-de-doria é uma espécie de mamífero da família Macropodidae. É o marsupial arborícola mais pesado do mundo e, apesar da aparência, é um parente próximo dos bem conhecidos cangurus das planícies da Austrália.

Como os cangurus terrestres, o canguru-arborícola-de-doria tem uma cauda longa e peluda, membros posteriores fortemente desenvolvidos, e a fêmea tem uma bolsa com abertura para a frente na qual os recém-nascidos se desenvolvem. Seu pelo, relativamente longo, tem uma coloração marrom, com o pelo do pescoço e dorso crescendo em sentido inverso, o que provavelmente é uma adaptação para parar a água da chuva que corre na sua face, pois ele se senta com a cabeça mais baixa do que os ombros. Os grandes pés têm uma espécie de almofada coberta com pele áspera e algumas das unhas são curvas. Isto, junto com a cauda que ajuda o canguru-arborícola-de-doria no equilíbrio e na escalada de árvores, faz desta espécie um animal totalmente adaptado para viver em árvores. Ele tem garras grandes e poderosas e um corpo robusto que lhe dá uma aparência de urso.

Uma das maiores espécies de cangurus arborícolas, o canguru-arborícola-de-doria pesa entre 6,5 e 14,5 kg, tem entre 52 e 81 cm de comprimento (cabeça-corpo), e uma longa cauda de 44 a 66 cm de comprimento.

Biologia

No chão os movimentos do canguru-arborícola-de-doria são semelhantes aos dos seus parentes australianos, fazendo pequenos saltos sobre suas patas traseiras, enquanto que nas árvores, este ágil marsupial se move usando os quatro membros. Ele se desloca pelas árvores se agarrando aos galhos com as garras das patas dianteiras e empurrando com seus grandes pés, e pode saltar até nove metros para baixo para árvores vizinhas. O canguru-arborícola-de-doria passa boa parte de seu tempo na relativa segurança das árvores, muitas vezes em pequenos grupos durante o dia, mas ele desce com frequência ao chão, movendo-se para trás para baixo do tronco da árvore ou pulando de alturas impressionantes (até 18 m) até o chão da floresta, sem se machucar.

O canguru-arborícola-de-doria se alimenta nas árvores ou no chão, consumindo uma dieta composta principalmente de folhas e frutos.

O período de gestação do canguru-arborícola-de-doria é de cerca de 32 dias, nascendo apenas um filhote bem pequeno, frágil e subdesenvolvido. Depois de escalar pela pele da sua mãe, o filhote chega até a bolsa da mãe, onde permanecerá durante os próximos 305 dias até que esteja suficientemente desenvolvido para emergir.

Habitat

Um habitante de florestas tropicais montanhosas, o canguru-arborícola-de-doria ocorre entre 600 e 4.000 m de altitude.

Distribuição

O canguru-arborícola-de-doria ocorre apenas na ilha de Papua Nova Guiné, onde é encontrado no planalto central.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Doria's Tree-Kangaroo." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 14 Mar. 2017. Web. 5 Apr. 2017.
  • Doria's Tree Kangaroo fact file on ARKive.
  • Leary, T., Seri, L., Flannery, T., Wright, D., Hamilton, S., Helgen, K., Singadan, R., Menzies, J., Allison, A. & James, R. 2016. Dendrolagus dorianus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T6427A21957392.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.