Cachorro-do-mato

Copyright © Tom Friedel, www.birdphotos.com

Local da foto: San Vicente, Departamento de Antioquia, Colômbia

 Canon EOS 5D (Canon)
Distância Focal: 420mm  •  Abertura: f/6.3  •  Tempo de Exposição: 1/13s  •  ISO: 640
Data em que a foto foi tirada: 01/02/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Cachorro-do-mato

Cerdocyon thous
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Canidae
Gênero Cerdocyon
Nome Científico Cerdocyon thous(Linnaeus, 1766)
Nome Inglês Crab-eating Fox, Forest Fox, Wood Fox, Common Fox
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2015)

Descrição

O cachorro-do-mato, conhecido também como raposa-comum, raposa-da-floresta e raposa-comedora-de-caranguejos, é uma espécie de mamífero da família Canidae.

A pelagem do cachorro-do-mato é predominantemente marrom acinzentada na região dorsal, com a face, orelhas e patas avermelhadas. A garganta e a parte inferior são brancas. As pontas das orelhas, cauda e pernas são pretas. As pernas são curtas e robustas. A cauda é longa e peluda.

O cachorro-do-mato tem um comprimento médio de 64,3 cm (cabeça e corpo) e uma cauda com um comprimento médio de 28,5 cm. Seu peso varia entre 5 e 8 kg.

Biologia

Os cachorros-do-mato são animais noturnos e vivem em casais monogâmicos. Eles viajam aos pares, mas caçam individualmente. Seu território varia entre 0,6 e 0,9 km². Durante a estação seca, tendem a ser mais territoriais do que durante a estação chuvosa, porém a sobreposição de territórios é comum.

É um animal oportunista e onívoro, preferindo insetos ou carne de roedores e aves quando disponíveis. Ele se alimenta também de ovos de tartarugas, cágados, frutas, crustáceos, lagartos, caranguejos e carniça. Durante a estação chuvosa o cachorro-do-mato procura caranguejos em várzeas lamacentas, dando a esse animal um de seus nomes comuns: raposa-comedora-de-caranguejos (Crab-Eating Fox, em inglês).

A fêmea do cachorro-do-mato dá à luz a uma ou duas ninhadas por ano e o casal reprodutor é monogâmico. Como um animal tropical, a reprodução não é fixa a determinadas épocas do ano e ocorre duas vezes por ano. O período reprodutivo na maioria das vezes começa em novembro ou dezembro, e julho. O nascimento dos filhotes acontece após um período de gestação de 56 dias, geralmente em janeiro, fevereiro ou às vezes em março. O número de filhotes varia de três a seis. Em cativeiro o cachorro-do-mato pode viver até 11 anos.

Habitat

O habitat do cachorro-do-mato inclui principalmente savanas e florestas. No entanto, essa espécie é conhecida por habitar uma variedade de outras áreas, incluindo áreas de florestas. Essa espécie pode usar regiões mais altas durante a estação chuvosa, e planícies durante a estação seca.

Distribuição

O cachorro-do-mato ocorre da Colômbia e sul da Venezuela até o Paraguai, Uruguai e norte da Argentina.

Ameaças

O cachorro-do-mato ocasionalmente é caçado, mas sua pele não é valiosa. Ele também não representa perigo para o gado. Eles são fáceis de domesticar, e muitas vezes são criados por pessoas locais. No entanto, isso não significa que não seja uma ameaça à sua população. Atualmente essa espécie não está protegida. Apesar disso, eles estão em perigo por causa da diminuição de seu habitat pelas atividades agrícolas, bem como de cães ferozes, que podem representar uma ameaça para várias espécies. Doenças de cães-domésticos também representam uma ameaça para o cachorro-do-mato.

Subespécies

  • Cerdocyon thous thous
  • Cerdocyon thous azarae
  • Cerdocyon thous entrerianus
  • Cerdocyon thous aquilus
  • Cerdocyon thous germanus

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Crab-eating Fox." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 11 Feb. 2017. Web. 28 Mar. 2017.
  • Hover, A. 2003. "Cerdocyon thous" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Lucherini, M. 2015. Cerdocyon thous. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T4248A81266293.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.