Cachorro-do-mato-vinagre

Fotografia por Danny Barron, CC BY-NC-ND

Local da foto: Zoológico de Saint Louis, Missouri, Estados Unidos

 NIKON D300 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 120mm  •  Abertura: f/2.8  •  Tempo de Exposição: 1/50s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 25/05/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Cachorro-do-mato-vinagre

Speothos venaticus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Canidae
Gênero Speothos
Nome Científico Speothos venaticus(Lund, 1842)
Nome Inglês Bush Dog, Savannah Dog, Vinegar Dog
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2011)

Descrição

O cachorro-do-mato-vinagre, conhecido também como cachorro-vinagre, é uma espécie de mamífero da família Canidae e é um canídeo raro e pouco conhecido.

O cachorro-do-mato-vinagre tem um corpo baixo e mais se parece com um mustelídeo (família dos texugos e lontras) do que com um membro da família dos canídeos. Ele é adaptado a uma vida semiaquática entre a floresta, tem pernas curtas, uma cauda espessa e curta, orelhas e focinho arredondados e patas palmadas. A cabeça e o pescoço são avermelhadas, e o dorso marrom torna-se mais escuro em direção à cauda. A parte inferior é de cor escura e ocasionalmente pode ter uma mancha clara no pescoço. Produz uma grande variedade de chamados de contato, possivelmente porque a comunicação visual é difícil na floresta.

Os adultos geralmente tem um comprimento (cabeça-corpo) entre 55 e 75 cm, com uma cauda de 13 cm, e pesam entre 5 e 8 kg.

Biologia

Muito pouco se sabe sobre o comportamento do raro e esquivo cachorro-do-mato-vinagre, pois é uma espécie muito difícil de encontrar e observar na natureza. Muito do que se sabe sobre essa espécie é o resultado do estudo de populações em cativeiro e relatos de observações na natureza.

O cachorro-do-mato-vinagre tende a ser ativo durante o dia, e está associado com a água, com a maioria das observações de indivíduos selvagens estando próximos ou em cursos de água. À noite, eles se retiram para uma toca, que pode ser uma toca de tatu abandonada ou dentro de um tronco de árvore caído. Os cachorros-do-mato-vinagre vivem em grupos sociais de até 12 membros.

Eles são vistos com mais frequência caçando em parcerias de pelo menos dois indivíduos, geralmente grandes roedores, incluindo a paca (Agouti paca) e cutias. Em áreas mais abertas, no entanto, parece que o cachorro-do-mato-vinagre caça sozinho e captura pequenos roedores, lagartos teiús, serpentes e aves que nidificam no solo. Há relatos de que caçando em matilhas, os cachorros-do-mato-vinagre são capazes de abater presas muito maiores, incluindo a capivara (Hydrochaeris hydrochaeris).

Os cachorros-do-mato-vinagre vivem em grupos familiares. Uma fêmea alfa produz a prole; o ciclo do cio é suprimido em outras fêmeas do grupo. O período de gestação é de até 67 dias, e a fêmea dá à luz uma ninhada de 1 a 6 filhotes. Os filhotes são amamentados pela mãe por cerca de 8 semanas. Os membros não reprodutores do grupo guardam, transportam e limpam os filhotes e os machos trazem comida para as fêmeas na toca. Os jovens atingem a maturidade sexual com um ano de idade. O tempo médio de vida é em torno de 10 anos.

Habitat

O cachorro-do-mato-vinagre habita florestas de várzea, florestas semidecíduas e florestas inundadas sazonalmente. Habita também o cerrado e savanas úmidas e está sempre perto de água.

Distribuição

Encontrado do Panamá e norte da América do Sul, ao sul pelo sul do Brasil, Paraguai e nordeste da Argentina, e a oeste pela Bolívia, Peru e Equador, o cachorro-do-mato-vinagre é raro em toda essa área.

Ameaças

O cachorro-do-mato-vinagre enfrenta várias ameaças, incluindo: 1) invasão humana e perda de habitat devido à agricultura em grande escala, conversão de terras em pastagens e plantações de árvores em grande escala (por exemplo, monocultura de eucalipto e pinheiro); 2) redução da abundância de presas devido à caça ilegal e predação de cães-domésticos; 3) aumento do risco de contrair doenças letais de cães-domésticos.

Subespécies

  • Speothos venaticus panamensis
  • Speothos venaticus venaticus
  • Speothos venaticus wingei

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Bush Dog." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 24 Feb. 2017. Web. 28 Mar. 2017.
  • Bush Dog fact file on ARKive.
  • DeMatteo, K., Michalski , F. & Leite-Pitman, M.R.P. 2011. Speothos venaticus. The IUCN Red List of Threatened Species 2011: e.T20468A9203243.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.