Cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas

Fotografia por Smithsonian Wild, CC BY-NC-SA

Local da foto: Amazônia Peruana, Peru

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas

Atelocynus microtis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Canidae
Gênero Atelocynus
Nome Científico Atelocynus microtis(Sclater, 1883)
Nome Inglês Short-eared Dog, Short-eared Fox, Short-eared Zorro
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2011)

Descrição

O cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas, conhecido também como raposa-de-orelhas-pequenas, é uma espécie de mamífero da família Canidae.

É um pequeno e elusivo cachorro selvagem da América do Sul e o seu nome comum é uma referência a sua aparência de raposa (zorro em espanhol significa raposa), já que tem um focinho longo e fino, uma cauda escura e espessa, orelhas curtas e arredondadas.

A pelagem do cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas é curta e densa, provavelmente uma adaptação para um habitat em que a chuva é frequente ou para um estilo de vida parcialmente aquático, e geralmente é marrom-escura, com pelos brancos espalhados nas partes superiores criando uma aparência grisalha. Alguns indivíduos podem ter pequenas manchas brancas no pescoço e virilha. Seus movimentos são mais elegantes do que os da maior parte dos canídeos, sendo mais parecidos com os movimentos de um gato do que os de um cão.

O cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas tem um comprimento que varia de 72 a 100 cm (cabeça e corpo), mais uma cauda de 24 a 35 cm e peso entre 9 e 10 kg.

Biologia

Devido à sua natureza elusiva, não existem muitas informações sobre o cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas na natureza. Ele é conhecido por ser um animal em grande parte solitário, embora tenha sido observado caçando aos pares, e ao mesmo tempo que é em grande parte diurno, também foi observado ativo à noite. Tem uma dieta incrivelmente variada; come principalmente peixes, mas também consome insetos, mamíferos (incluindo cutias, marsupiais e pequenos roedores), aves, répteis, anfíbios e frutas.

Com base na quantidade de peixes em sua dieta, combinado com as membranas parciais entre os dígitos dos patas, acredita-se que o cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas seja pelo menos parcialmente aquático.

Acredita-se que a fêmea do cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas dá à luz em maio ou junho, usando tocas de outros animais ou troncos ocos como toca para seus filhotes. Em cativeiro pode viver até 11 anos.

Essa espécie tem alguns comportamentos únicos não típicos de outros canídeos. As fêmeas dessa espécie são cerca de quase um terço maiores do que os machos. O macho é dotado de uma glândula anal que produz uma secreção com cheiro forte que é utilizada para marcar o seu território.

Habitat

O cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas habita floresta tropical intocada na Amazônia, em áreas próximas de rios e riachos.

Distribuição

O cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas ocorre na bacia Amazônica na Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil.

Ameaças

As maiores ameaças enfrentadas pelo cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas são doenças contraídas de cães-domésticos e perda de habitat, como resultado da conversão da floresta em grande escala que está ocorrendo na bacia amazônica. Embora nenhuma doença tenha sido relatada ainda no cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas, doenças caninas são comuns entre cães-domésticos da região e poderiam ser transmitidas para os cachorros-do-mato-de-orelhas-curtas, com consequências potencialmente devastadoras.

Subespécies

  • Atelocynus microtis microtis
  • Atelocynus microtis sclateri

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Short-eared Dog." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 24 Feb. 2017. Web. 28 Mar. 2017.
  • Short-eared Dog fact file on ARKive.
  • Fieweger, E. and S. Giraud 2009. "Atelocynus microtis" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Leite-Pitman, M.R.P. & Williams, R.S.R. 2011. Atelocynus microtis. The IUCN Red List of Threatened Species 2011: e.T6924A12814890.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.