Boto-cor-de-rosa

Fotografia por Luciana Christante, CC BY-NC-ND

Local da foto: Novo Airão, Amazonas, Brasil

 DSC-W55 (SONY)
Distância Focal: 6mm  •  Abertura: f/7.1  •  Tempo de Exposição: 1/80s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 04/01/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Boto-cor-de-rosa

Inia geoffrensis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Cetartiodactyla
Família Iniidae
Gênero Inia
Nome Científico Inia geoffrensis(Blainville, 1817)
Nome Inglês Amazon River Dolphin
Estado de Conservação DD  - Dados Insuficientes (IUCN / 2011)

Descrição

O boto-cor-de-rosa, conhecido também como boto-rosa e boto-vermelho, é um mamífero aquático da família Iniidae.

A cor do corpo do boto-cor-de-rosa varia com a idade, com indivíduos jovens com uma coloração cinza-escura e adultos com um coloração rosa sólida ou manchada, embora os machos são significativamente mais rosados do que as fêmeas. Alguns adultos são mais escuros na sua superfície dorsal do que outros e acredita-se que a coloração pode depender da temperatura, clareza da água e da localização geográfica. Apesar do boto-cor-de-rosa ter um corpo pesado e robusto, ele é muito flexível. Nenhuma das suas vértebras cervicais é fundida, o que lhe permite mover a cabeça em todas as direções. Seus olhos são pequenos, mas ele parece ter uma boa visão acima e abaixo da água.

O boto-cor-de-rosa é a maior espécie de golfinho de rio, com machos chegando aos 2,5 m de comprimento e pesando, em média, 154 kg. As fêmeas são menores, chegando até 2,1 m de comprimento e pesando, em média, 100 kg.

Biologia

O boto-cor-de-rosa geralmente é solitário e raramente é visto em grupos de mais de três indivíduos (os pares geralmente são mães com seus filhotes). No entanto, agregações soltas associadas com alimentação ou acasalamento ocorrem periodicamente. Os botos são conhecidos por ter uma reação protetora com os indivíduos que foram capturados ou feridos. Eles são ativos durante o dia e à noite e muitas vezes se associam com outros animais como os tucuxis (Sotalia fluviatilis) e ariranhas (Pteronura brasiliensis), quando perseguem presas.

O boto-cor-de-rosa é um nadador mais lento do que a maioria dos outros golfinhos (geralmente cerca de 1,5 a 3,2 km/h), mas é capaz de rajadas de velocidades entre 14 e 22 km/h. É um animal muito curioso e brincalhão na natureza. Não é incomum para ele se esfregar contra canoas e agarrar remos de pescadores nos rios. O boto usa a ecolocalização para capturar presas, navegar e perceber seu ambiente.

O boto-cor-de-rosa se alimenta de crustáceos, caranguejos, pequenas tartarugas, bagres, piranhas, camarões e outros peixes.

A reprodução do boto-cor-de-rosa é sazonal, com os nascimentos ocorrendo entre maio e julho. O período de nascimento corresponde com o pico do nível das águas nos rios e as fêmeas permanecem em áreas alagadas por mais tempo do que os machos, e isto oferece algumas vantagens. Conforme o nível da água começa a diminuir, a densidade de presas em áreas inundadas começa a aumentar devido à perda de habitat, oferecendo fácil acesso ao alimento para suprir as altas demandas de energia necessárias para dar à luz e cuidar do filhote. O período de gestação é de cerca de 11 meses. A fêmea dá à luz a um único filhote, e assim que o cordão umbilical se rompe, ela ajuda o filhote chegar à superfície para respirar. O filhote nasce com cerca de 80 cm de comprimento.

Os botos machos atingem a maturidade sexual com cerca de 2 m de comprimento, enquanto as fêmeas, atingem a maturidade sexual com cerca de 1,60 a 1,75 m de comprimento.

Habitat

O boto-cor-de-rosa é um habitante de rios de água doce, e é encontrado em rios lentos e riachos. Durante a estação das chuvas, quando as águas sobem e inundam as florestas próximas, o boto deixa os canais mais profundos, e é ágil o suficiente para nadar entre as árvores.

Distribuição

O boto-cor-de-rosa é encontrado nas bacias hidrográficas dos rios Amazonas e Orinoco na América do Sul. Ele ocorre no Brasil, Bolívia, Equador, Peru e Venezuela.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Amazon River Dolphin." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 16 Mar. 2017. Web. 5 Apr. 2017.
  • Amazon River Dolphin fact file on ARKive.
  • Bebej, R. 2006. "Inia geoffrensis" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Reeves, R.R., Jefferson, T.A., Karczmarski, L., Laidre, K., O’Corry-Crowe, G., Rojas-Bracho, L., Secchi, E.R., Slooten, E., Smith, B.D., Wang, J.Y. & Zhou, K. 2011. Inia geoffrensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2011: e.T10831A3220342.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.