Boi-almiscarado

Fotografia por Alan D. Wilson, CC BY-SA

Local da foto: Nord-du-Québec, Canadá

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Boi-almiscarado

Ovibos moschatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Cetartiodactyla
Família Bovidae
Gênero Ovibos
Nome Científico Ovibos moschatus(Zimmermann, 1780)
Nome Inglês Muskox, Musk Ox, Musk-Ox
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2008)

Descrição

O boi-almiscarado é um grande mamífero da família Bovidae.

Um bovídeo grande e robusto, que superficialmente lembra o bisão-americano (Bison bison) na aparência, o boi-almiscarado tem um corpo grande, pernas grossas e curtas, uma cauda curta e um pescoço curto, com uma ligeira corcunda na altura dos ombros. A cor da pelagem varia da marrom-escura a preta, com uma coloração mais clara nas pernas, face e dorso, e consiste de uma pelagem interna densa e macia, protegida por pelos externos escuros e grossos que podem medir mais de 60 cm de comprimento, podendo chegar quase ao chão. Tanto o macho quanto a fêmea ostentam chifres largos que se curvam para baixo e para fora e se encontram no meio do crânio para formar uma grande saliência.

O boi-almiscarado tem entre 110 e 150 cm de altura nos ombros. As fêmeas têm entre 135 e 200 cm de comprimento, e os machos, entre 200 e 250 cm de comprimento. A pequena cauda, muitas vezes escondida sob uma camada de pelos, tem apenas 10 cm de comprimento. Os adultos pesam, em média, 285 kg, mas seu peso pode variar entre 180 e 410 kg. O macho é maior do que a fêmea, capaz de atingir impressionantes 650 kg e tem chifres mais maciços.

Biologia

O boi-almiscarado é um animal bem adaptado ao frio, e é um dos poucos grandes mamíferos capazes de viver durante todo o ano no severo ambiente ártico. A pelagem grossa oferece excelente isolamento, e as pernas curtas, grossas, e cascos arredondados ajudam o boi-almiscarado a se locomover pela neve, embora não seja tão bem adaptado para cavar a neve pesada para obter alimento e, por isso, geralmente está restrito a áreas com neve rasa.

A dieta do boi-almiscarado consiste principalmente de gramíneas, ciperáceas, salgueiros do ártico, plantas lenhosas, liquens e musgos.

O principal predador do boi-almiscarado é o lobo-do-ártico (Canis lupus arctos), que pode ser responsável por até metade de toda a mortalidade da espécie. Outros predadores ocasionais, que são predadores principalmente de filhotes ou de adultos doentes, são os ursos-pardos (Ursus arctos) e os ursos-polares (Ursus maritimus). Esse bovídeo tem um comportamento defensivo característico, no qual o rebanho se junta, muitas vezes formando uma linha ou círculo impenetrável com os filhotes dentro, e os chifres afiados dos adultos virados para fora.

Uma espécie social, o boi-almiscarado geralmente forma rebanhos mistos de aproximadamente 10 a 20 animais, ou algumas vezes até 100, embora os machos também podem ser encontrados sozinhos ou em rebanhos separados de solteiros. Durante o verão um grupo de harém menor é formado, liderado por um macho dominante e, machos rivais excluídos fazem ameaças, exibições ou se envolvem em sérias lutas. As batalhas pela dominância são competições impressionantes, nas quais dois machos rivais se encontram de frente após uma arrancada de alta velocidade, muitas vezes acompanhada por um "rugido", e se chocam de cabeça com os chifres em um impacto que pode ser ouvido a quilômetros de distância.

O acasalamento ocorre entre julho e setembro e a fêmea dá à luz apenas um filhote entre abril e junho, após um período de gestação de aproximadamente 8 a 9 meses. Altamente precoce, o filhote é capaz de seguir a fêmea e se juntar ao rebanho poucas horas depois do nascimento, mas não deve ser totalmente amamentado por mais de um ano. As fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos 3 anos de idade, e os machos, por volta dos 5 a 6 anos de idade. Essa espécie pode viver por até 20 a 24 anos.

O boi-almiscarado tem uma taxa de reprodução relativamente baixa. A fêmea dá à luz apenas uma vez a cada 1 ou 3 anos.

Habitat

O boi-almiscarado é uma espécie da tundra ártica. No verão ele tende a usar planícies úmidas e abrigadas, tais como vales de rios e margens de lagos, e no inverno ele se muda para planaltos e encostas mais altas, onde ventos fortes impedem o acúmulo de neve profunda, tornando o forrageamento mais fácil.

Distribuição

O boi-almiscarado é encontrado no norte do Canadá e na Groelândia, com pequenas populações introduzidas na Suécia, Sibéria, Noruega e Alasca.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Muskox." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 28 Mar. 2017. Web. 7 Apr. 2017.
  • Muskox fact file on ARKive.
  • Gunn, A. & Forchhammer, M. 2008. Ovibos moschatus. (errata version published in 2016) The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T29684A86066477.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.