Antílope-indiano

Fotografia por Kalyan Varma, CC BY-NC-SA

Local da foto: Parque Nacional Velavadar, Gujarat, Índia

 NIKON D700 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/1250s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 24/03/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Antílope-indiano

Antilope cervicapra
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Cetartiodactyla
Família Bovidae
Gênero Antilope
Nome Científico Antilope cervicapra(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Indian Antelope, Blackbuck
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2008)

Descrição

O antílope-indiano, conhecido também como cervicapra, é uma espécie de antílope de tamanho moderado da família Bovidae.

Uma das características mais marcantes do antílope-indiano é o par de chifres longos e em espiral, presentes somente nos machos, que são marcados com anéis e são inclinados para trás da cabeça com formato de "V". O macho é maior do que a fêmea e mais visivelmente colorido, com uma pelagem marrom-escura ao longo do dorso, dos lados e nas laterais das pernas. A pelagem da fêmea é marrom amarelada na cabeça e ao longo do dorso. Ambos os sexos são brancos na parte debaixo e na parte interna das pernas, e têm um anel branco ao redor de cada olho. Essa espécie tem um focinho estreito, cauda curta e cascos pontudos. Os jovens se parecem com as fêmeas na coloração pele. A pele dos machos jovens escurece gradualmente com a idade.

O antílope-indiano tem um comprimento (cabeça-corpo) de até 120 cm, e entre 74 e 84 cm de altura no ombro. Os chifres têm entre 46 e 69 cm de comprimento. Essa espécie pesa entre 32 e 43 kg.

Biologia

O antílope-indiano é uma espécie gregária e, geralmente, vive em bandos de cerca de 5 a 50 indivíduos, embora bandos de várias centenas já foram relatados. Esses bandos podem conter machos e fêmeas, ou podem ser compostos inteiramente de machos, ou compostos de fêmeas e seus filhotes. O antílope-indiano geralmente é ativo durante todo o dia nos meses mais frios, mas principalmente na parte da manhã e no final da tarde quando as temperaturas são elevadas. Ele é essencialmente pastador, alimentando-se principalmente de gramíneas, embora outras plantas também fazem parte da sua dieta, dependendo da disponibilidade sazonal.

O acasalamento dessa espécie pode ocorrer durante todo o ano, mas o pico reprodutivo ocorre de março a abril, e de agosto a outubro. Durante essa época, os machos ocupam territórios que podem variar em tamanho. Em algumas populações, os machos defendem territórios grandes e dispersos, enquanto outros machos se reúnem em territórios pequenos e aglomerados. Acredita-se que o tamanho do grupo de fêmeas pode determinar a estratégia de acasalamento utilizada pelo macho.

A fêmea do antílope-indiano dá à luz a um único filhote depois de um período de gestação de seis meses. Na maioria das espécies de antílopes, o filhote permanece escondido nas primeiras semanas e a fêmea retorna periodicamente para amamentá-lo.

O antílope-indiano é predado por diversas espécies, incluindo lobos e leopardos, e depende principalmente da sua velocidade para escapar. Quando um predador é avistado, o antílope-indiano pode saltar extraordinariamente alto no ar, antes de dar uma série de saltos menores e, depois, galopar com uma velocidade de até 80 km/h. Na natureza, o antílope-indiano pode viver até 18 anos e, em cativeiro, pode viver por mais tempo.

Habitat

O antílope-indiano pode ser encontrado em uma variedade de habitats, incluindo planícies abertas, pastagens e bosques abertos.

Distribuição

Nativo da Ásia, o antílope-indiano ocorreu em grande parte do subcontinente indiano. Hoje, essa espécie ocorre principalmente na Índia, com uma pequena população ainda existente no Nepal. Ele foi declarado regionalmente extinto no Paquistão e em Bangladesh.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Blackbuck." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 16 Feb. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Blackbuck fact file on ARKive.
  • Mallon, D.P. 2008. Antilope cervicapra. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T1681A6448761.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.