Vespa-oleira-laranja

Fotografia por Graham Wise, CC BY-NC-ND

Local da foto: Brisbane, Queensland, Austrália

 Canon EOS 6D (Canon)
Distância Focal: 65mm  •  Abertura: f/8.0  •  Tempo de Exposição: 1/180s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 05/02/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Vespa-oleira-laranja

Delta latreillei
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Hymenoptera
Família Vespidae
Gênero Delta
Nome Científico Delta latreillei(Saussure, 1852)
Nome Inglês Orange Potter Wasp
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A vespa-oleira-laranja é uma espécie de vespa da família Vespidae. Vespas-oleiras são um grupo de vespas cosmopolitas tratadas como uma subfamília (Eumeninae) da família Vespidae. O nome "vespa-oleira" deriva da forma dos ninhos de barro construídos pelas espécies dos vários gêneros da subfamília Eumeninae.

A vespa-oleira-laranja tem uma coloração de alerta vermelha alaranjada brilhante que contrasta com manchas de cor preta presentes em seu corpo. Ela tem língua e mandíbulas longas. O segmento base do abdômen é alongado.

A vespa-oleira-laranja tem aproximadamente 20 mm de comprimento.

Biologia

A maioria das espécies de vespas-oleiras são solitárias e todas são predadoras. Vespas adultas se alimentam de néctar de flores.

As vespas da subfamília Eumeninae são diversas na construção de ninhos. As diferentes espécies podem usar cavidades existentes (como túneis de besouros em madeira, ninhos abandonados de outros insetos da ordem Hymenoptera ou até buracos artificiais como furos de pregos) que elas modificam em vários graus, ou elas constroem seus próprios ninhos subterrâneos ou expostos. O ninho pode ter uma ou várias células de ninhada individuais. O material de construção do ninho mais usado é o barro feito de uma mistura de terra e água regurgitada, mas muitas espécies usam material vegetal mastigado.

A vespa-oleira-laranja constrói ninho de barro. A fêmea constrói células de barro em forma de pote. Quando uma célula é completada, a vespa adulta geralmente coleta larvas de besouro, aranhas ou lagartas, paralizando-as. Em seguida, coloca a presa na célula para servir de alimento para uma única larva de vespa. A vespa adulta coloca um único ovo na célula vazia antes de abastecê-la com a presa capturada. O ciclo de vida completo de uma vespa-oleira, do ovo até a fase adulta, pode durar de algumas semanas até mais de um ano.

Vespas-oleiras raramente picam. No entanto, quando ocorre uma picada os sintomas são semelhantes aos de uma picada de abelha, que pode causar reações alérgicas graves em pessoas sensíveis.

Habitat

A vespa-oleira-laranja habita bosques e áreas urbanas.

Distribuição

A vespa-oleira-laranja ocorre na Austrália.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Potter Wasp." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 12 Abr 2017. Web 24 Jun 2017.
  • Atlas of Living Australia.
  • Brisbane Insects, www.brisbaneinsects.com
  • Australian Museum.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.