Verme-de-fogo-barbado

Fotografia por Prilfish, CC BY

Local da foto: Ilha de Gozo, República de Malta

 Canon EOS 5D Mark III (Canon)
Distância Focal: 100mm  •  Abertura: f/9.0  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 30/08/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Verme-de-fogo-barbado

Hermodice carunculata
Reino Animalia
Filo Annelida
Classe Polychaeta
Ordem Amphinomida
Família Amphinomidae
Gênero Hermodice
Nome Científico Hermodice carunculata(Pallas, 1766)
Nome Inglês Bearded Fireworm
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O verme-de-fogo-barbado é uma espécie de verme poliqueta marinho da família Amphinomidae. O nome comum dessa espécie deve-se à dolorosa irritação produzida pelas cerdas finas (presentes em seu corpo) quando penetram na pele de um ser humano. A combinação de cores do verme-de-fogo-barbado é um alerta. Esse padrão de cores é conhecido como padrão aposemático, e é usado por muitas outras espécies como proteção contra possíveis predadores de que o seu consumo pode ser perigoso.

À primeira vista, o verme-de-fogo-barbado parece uma centopeia com a sua aparência alongada e achatada, vários segmentos, tufos de sedas brancas, e parapódios e brânquias localizadas na lateral do seu corpo. A cor dessa espécie é variada, da esverdeada a amarelada, a avermelhada, cinzenta a branca com um brilho perolado. O corpo do verme-de-fogo-barbado consiste de 60 a 150 segmentos idênticos separados uns dos outros por uma fina linha branca e protegidos por cutículas. Cada segmento tem um par de parapódios, uma estrutura para locomoção, aglomerados de cerdas brancas urticantes, brânquias vermelhas ou alaranjadas, todas em posição bilateral. A parte anterior do verme pode ser identificada por pequenas protuberâncias, chamadas de carúnculas, que têm a mesma cor das brânquias nos quatro primeiros segmentos. A boca é ventral e está situada no segundo segmento. A cabeça está situada no primeiro segmento e inclui os olhos e outros órgãos sensoriais.

O verme-de-fogo-barbado geralmente tem 15 cm de comprimento médio, mas pode atingir até 30 cm.

Biologia

O verme-de-fogo-barbado é um predador voraz e onívoro que se alimenta de corais duros, anêmonas, pequenos crustáceos e material vegetal. Ele também pode se alimentar de animais mortos (necrófago) ou mesmo em putrefação (saprófago).

Quando os vermes-de-fogo-barbados vêm à superfície para acasalar, as fêmeas começam a emitir um brilho fosforescente esverdeado. Isso atrai os machos, que se lançam ao redor das fêmeas, emitindo luzes piscantes ao mesmo tempo. Os gametas são liberados na água e a fertilização é externa. O desenvolvimento é direto. Os óvulos fertilizados se desenvolvem em larvas chamadas trocóforas, que se tornarão parte do plâncton. Esses embriões se libertam em forma de larvas nadadoras.

As trocóforas carregam órgãos sensoriais, por exemplo, ocelos, um par de protonefrídios larvais e tufos de sedas móveis, que servem como um meio de defesa contra predadores e, em algumas ocasiões, para ajudar a amortecer a queda ao fundo. Em seguida, as larvas crescem e se alongam pela proliferação dos tecidos na zona de crescimento. Enquanto isso, os segmentos vão sendo formados, graças à proliferação da mesoderme, para a extremidade dianteira a partir de células derivadas dos teloblastos, situadas em ambos os lados do trato digestivo. Na parte externa, vão sendo acrescentadas faixas ciliadas adicionais em cada segmento. Essas faixas contribuem para a locomoção à medida que o verme vai aumentando de tamanho. Finalmente, o órgão sensorial apical se transforma em gânglio cerebroide, que termina aderindo ao cordão nervoso ventral, que está em formação. O corpo continua crescendo à medida que mais segmentos são formados.

O verme-de-fogo-barbado é um animal lento, e não é considerado uma ameaça aos seres humanos a menos que tocado por um nadador descuidado. As cerdas, quando dilatadas, podem penetrar na pele humana, injetando uma poderosa neurotoxina e produzindo irritação intensa e uma sensação de queimadura dolorosa ao redor da área de contato. A picada também pode levar a náuseas e tonturas.

Habitat

O verme-de-fogo-barbado é encontrado em muitos ambientes marinhos vivos, tais como corais, rochas, lama, areia, plantas do gênero Posidonia, e em destroços à deriva, bem como em água rasa da superfície a até pelo menos 60 m de profundidade.

Distribuição

O verme-de-fogo-barbado ocorre nas águas costeiras tropicais do Oceano Atlântico. Ele também é encontrado na parte leste do Mar Mediterrâneo ao redor do arquipélago maltês e perto da ilha Mamula em Montenegro.

Continentes de Ocorrência

África, América do Norte, América do Sul, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Bearded Fireworm." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 14 Mar. 2017. Web. 26 Mar. 2017.
  • "Bearded Fireworms, Hermodice carunculata ~ MarineBio.org." MarineBio Conservation Society.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.