Tulipa-do-mar-gigante

Fotografia por John Turnbull, CC BY-NC-SA

Local da foto: Nova Gales do Sul, Austrália

 DSC-RX100M2 (SONY)
Distância Focal: 10mm  •  Abertura: f/8.0  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 31/12/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tulipa-do-mar-gigante

Pyura spinifera
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Ascidiacea
Ordem Pleurogona
Família Pyuridae
Gênero Pyura
Nome Científico Pyura spinifera(Quoy & Gaimard, 1834)
Nome Inglês Giant Sea Tulip
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A tulipa-do-mar-gigante é um invertebrado marinho séssil da família Pyuridae.

Tulipa-do-mar é um nome comum de algumas espécies de ascídeos sésseis do gênero Pyura, que recebem esse nome por causa da aparência - parecem flores presas a longos caules. Apesar do nome, as tulipas-do-mar são animais e não plantas.

A tulipa-do-mar-gigante pode apresentar uma variedade de cores, incluindo branco, rosa, amarelo, laranja e púrpura. A coloração da tulipa depende da sua associação simbiótica com a esponja-incrustante-de-tulipa-do-mar (Halisarca australiensis) que cobre sua superfície. O corpo é repleto de protuberâncias que dão uma aparência verrugosa ao animal.

A tulipa-do-mar-gigante pode crescer até 32 cm de comprimento.

Biologia

Um animal séssil (incapaz de se locomover), a tulipa-do-mar-gigante espera que as correntes tragam alimento até ela. Como a maioria das espécies de ascídeos, a tulipa-do-mar-gigante se alimenta por filtração, bombeando água dos seus sifões para extrair o plâncton.

Muitas esponjas-do-mar contêm compostos para deter predadores. Na relação simbiótica entre a tulipa-do-mar-gigante e a esponja-incrustante-de-tulipa-do-mar, a tulipa ganha proteção contra predadores usando a defesa da esponja, e a esponja se beneficia por ter uma superfície sobre a qual crescer.

Membros da classe Ascidiacea, são hermafroditas e podem reproduz sexualmente ou pela autofertilização. Os ovos se desenvolvem em larvas lecitotróficas antes de se metamorfosearem em adultos bentônicos.

Habitat

A tulipa-do-mar-gigante habita águas costeiras em profundidades de até 80 m.

Distribuição

A tulipa-do-mar-gigante ocorre na costa sul da Austrália, desde Carnarvon na Austrália Ocidental até o Parque Marinho das Ilhas Solitárias em Nova Gales do Sul. Pode ser encontrada também na Tasmânia.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Pyura spinifera." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 4 Abr 2018. Web. 02 Jun 2018.
  • Wikipedia contributors. "Sea Tulip." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 09 Mai 2018. Web. 02 Jun 2018.
  • Giant Sea Tulip (Pyura spinifera). Australian Museum.
  • Kott, P. 2005 Catalogue of Tunicata in Australian Waters. Queensland Museum, Brisbane, Australia Department of the Environment and Heritage.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.