Tarântula-zebra-da-costa-rica

Fotografia por Sincere Finchy, CC BY

 Canon EOS 1000D (Canon)
Distância Focal: 33mm  •  Abertura: f/4.5  •  Tempo de Exposição: 1/60s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 07/07/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tarântula-zebra-da-costa-rica

Aphonopelma seemanni
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Arachnida
Ordem Araneae
Família Theraphosidae
Gênero Aphonopelma
Nome Científico Aphonopelma seemanni(F. O. P.-Cambridge, 1897)
Nome Inglês Costa Rican Zebra Tarantula, Striped-knee Tarantula
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A tarântula-zebra-da-costa-rica, conhecida também como tarântula-de-joelhos-listrados, é uma espécie de aranha da família Theraphosidae.

A tarântula-zebra-da-costa-rica tem uma coloração que varia do marrom com listras castanhas ao preto com listras brancas, tornando-se uma cor marrom uniforme após sua muda de amadurecimento. É uma espécie que se movimenta muito rápido exigindo muito cuidado na sua manipulação. Esta espécie pode crescer entre 10 e 13 cm.

Biologia

A tarântula-zebra-da-costa-rica é uma aranha de tocas profundas e frequentemente é encontrada em grandes agregações. As tocas profundas mantêm a temperatura mais amena durante as horas mais quentes do dia, o que ajuda a reter a umidade.

A dieta da tarântula-zebra-da-costa-rica consiste de uma variedade de insetos, tais como gafanhotos e baratas.

O acasalamento da tarântula-zebra-da-costa-rica pode ocorrer em qualquer época do ano, mas é altamente dependente das condições ambientais. Sua visão é muito fraca, assim, o acasalamento ocorre pelo senso do toque, olfato e vibrações. Quando o macho se aproxima cuidadosamente da fêmea, ela se eleva sobre suas pernas traseiras. O macho então esfrega o osso "esterno" com seus pedipalpos para acalmá-la. À medida que o macho empurra a fêmea em pé, ele usa o seu primeiro par de pernas para prender as presas da fêmea, impedindo-a de atacá-lo. O macho então, deposita o esperma de cada pedipalpo e depois se afasta rapidamente da fêmea. As fêmeas desta espécie raramente matam os machos após o acasalamento.

Antes de colocar seus ovos, a fêmea da tarântula-zebra-da-costa-rica faz uma cápsula de seda para os ovos para protegê-los dos predadores e das condições ambientais. Dependendo da sua vitalidade, ela colocará em qualquer lugar de 100 a mais de 500 ovos na cápsula. Os filhotes eclodem cerca de seis semanas depois. A fêmea protege a cápsula de ovos durante a incubação, mas os filhotes estão por conta própria assim que nascem.

As fêmeas da tarântula-zebra-da-costa-rica podem viver até 20 anos. Os machos, entretanto, tendem a ter uma vida mais curta, de até 5 anos, atingindo a maturidade com 1 ano de idade.

Habitat

A tarântula-zebra-da-costa-rica tem como habitat as florestas tropicais.

Distribuição

A tarântula-zebra-da-costa-rica ocorre na maior parte do oeste da Costa Rica, bem como em outras partes da América Central, como Honduras, Nicarágua e, possivelmente, Guatemala.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Aphonopelma seemanni." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 16 Oct. 2016. Web. 5 Apr. 2017.
  • Wikipets.
  • Program Animal Rating and Information System (P.A.R.I.S).

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.