Tarântula-veludo-preta-mexicana

Fotografia por Thomas Shahan, CC BY

Local da foto: Belize

 PENTAX K-30 (PENTAX)
Distância Focal: 35mm  •  Tempo de Exposição: 1/100s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 27/06/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tarântula-veludo-preta-mexicana

Brachypelma vagans
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Arachnida
Ordem Araneae
Família Theraphosidae
Gênero Brachypelma
Nome Científico Brachypelma vagans(Ausserer, 1875)
Nome Inglês Mexican Black Velvet Tarantula, Mexican Red Rump Tarantula
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A tarântula-veludo-preta-mexicana, conhecida também como tarântula-de-anca-vermelha-mexicana, é uma espécie de tarântula da família Theraphosidae.

Com uma aparência atrativa e natureza dócil, a tarântula-veludo-preta-mexicana é uma das espécies de tarântulas mais populares entre os criadores de tarântulas. Ela é totalmente preta, exceto pelos longos pelos que variam do vermelho ao marrom avermelhado na parte superior do abdômen.

As fêmeas adultas da tarântula-veludo-preta-mexicana têm entre 5 e 7,5 cm de comprimento de corpo, com uma envergadura de pernas de até 13,5 cm. Os machos adultos são um pouco menores, com um abdômen muito menor.

Biologia

A tarântula-veludo-preta-mexicana é uma espécie noturna. Ela caça à noite e descansa durante o dia. Como todas as tarântulas, ela é uma caçadora ativa, alimentando-se principalmente de insetos, mas ocasionalmente captura presas maiores, como lagartos e roedores.

A tarântula-veludo-preta-mexicana é uma espécie fossorial que vive no subsolo e escava tocas complexas que podem ter várias câmaras com até 45 cm de profundidade. O diâmetro da entrada da toca geralmente reflete o tamanho do corpo da moradora - tocas de juvenis são menores do que as tocas de adultos completamente crescidos.

A tarântula-veludo-preta-mexicana produz grandes sacos de ovos de seda que podem conter até 300 ovos. Os filhotes inicialmente ficam com a fêmea e, eventualmente, se dispersam depois de algumas semanas para construírem suas próprias tocas. Os machos atingem a maturidade sexual entre 7 e 8 anos de idade, enquanto as fêmeas atingem a maturidade sexual entre 9 e 10 anos de idade. Esta espécie pode viver até 25 anos na natureza.

Habitat

A tarântula-veludo-preta-mexicana tende a evitar florestas e vive principalmente em áreas abertas, como clareiras de florestas e quintais, e também é encontrada em pomares de frutas cítricas.

Distribuição

A tarântula-veludo-preta-mexicana é nativa da América Central. Ela é encontrada no México, Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador, Costa Rica e, mais recentemente, na região central da Flórida.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Brachypelma vagans." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 25 Mar. 2017. Web. 6 Apr. 2017.
  • Mexican Redrump Tarantula fact file on ARKive.
  • University of Florida.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.