Tarântula-tigre-da-venezuela

Fotografia por B Smith, CC BY-NC-SA

 KODAK DX4330 DIGITAL CAMERA (EASTMAN KODAK COMPANY)
Distância Focal: 8mm  •  Abertura: f/2.8  •  Tempo de Exposição: 1/30s  •  ISO: 140
Data em que a foto foi tirada: 26/11/2003
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tarântula-tigre-da-venezuela

Psalmopoeus irminia
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Arachnida
Ordem Araneae
Família Theraphosidae
Gênero Psalmopoeus
Nome Científico Psalmopoeus irminiaSaager, 1994
Nome Inglês Venezuelan Sun Tiger, Venezuelan Suntiger
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A tarântula-tigre-da-venezuela é uma espécie de aranha da família Theraphosidae, considerada uma espécie do Novo Mundo.

A tarântula-tigre-da-venezuela tem pernas peludas que geralmente são de cor escura com uma carapaça preta. Os machos geralmente têm uma cor ligeiramente mais leve e mais desbotada do que as fêmeas. A fêmea tem uma coloração impressionante com listras distintas de cor laranja brilhante em suas longas pernas e um desenho com listras de tigre em seu abdômen.

A tarântula-tigre-da-venezuela é uma grande espécie, atingindo regularmente 15 cm de comprimento.

Biologia

A tarântula-tigre-da-venezuela é uma espécie arborícola, construindo tubos de seda sob folhas, troncos e cascas de árvores geralmente não muito longe do solo. Ela também se adaptou a coabitar com seres humanos e pode ser encontrada fazendo ninhos em paredes de casas. Essa espécie tem o hábito de incorporar o substrato e levar as presas abatidas para o seu retiro de seda, tornando-se perfeitamente camuflada e difícil de ser encontrada na natureza.

A tarântula-tigre-da-venezuela é uma ágil escaladora e um grande predador. Sua dieta é composta de insetos, filhotes de pequenos roedores e pequenos lagartos.

A tarântula-tigre-da-venezuela não tem pelos urticantes, por isso, ela conta com a sua velocidade e suas quelíceras para se defender. Ela tem um temperamento agressivo (defensivo, mais precisamente), e é muito arisca e imprevisível, com uma velocidade considerável quando corre - mas é incapaz de manter velocidades elevadas por muito tempo. O manuseio dessa espécie é muito arriscado por causa da sua disposição e também devido ao forte veneno que pode ser introduzido em múltiplas picadas. O veneno dessa espécie é muito potente e pode ter uma série de efeitos negativos, tais como dores no corpo, febre e tontura. No entanto, é importante notar que, como todas as outras espécies de tarântulas, o veneno não é mortal para o ser humano.

A fêmea da tarântula-tigre-da-venezuela coloca entre 80 e 150 ovos. Os filhotes nascem após três semanas e são comedores vorazes, crescendo muito rapidamente. A fêmea atinge a maturidade sexual por volta dos dois anos de idade. A expectativa de vida dessa espécie é de 12 a 15 anos.

Habitat

A tarântula-tigre-da-venezuela tem como habitat a vegetação densa e úmida de florestas tropicais, geralmente alguns metros acima do solo. Essa espécie já foi relatada também em alturas muito mais próximas do dossel da floresta.

Distribuição

A tarântula-tigre-da-venezuela ocorre principalmente em todo o leste da Venezuela, mas pode ser encontrada também no Brasil e no norte da Guiana.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Venezuelan Suntiger." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 28 Dec. 2016. Web. 7 Apr. 2017.
  • The Spider Diaries.
  • TarantuPedia.
  • LuckyReptile.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.