Tarântula-púrpura-equatoriana

Fotografia por Felix Fleck, CC BY-NC

Local da foto: Provincia de Napo, Equador

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tarântula-púrpura-equatoriana

Avicularia purpurea
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Arachnida
Ordem Araneae
Família Theraphosidae
Gênero Avicularia
Nome Científico Avicularia purpureaKirk, 1990
Nome Inglês Ecuadorian Purple Tarantula
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A tarântula-púrpura-equatoriana é uma espécie de aranha da família Theraphosidae.

À luz do dia, a tarântula-púrpura-equatoriana apresenta uma intensa iridescência azul-púrpura na superfície dorsal do cefalotórax e nas pernas, palpos e quelíceras. As longas cerdas que cobrem as pernas e os palpos têm uma coloração marrom avermelhada escura. A escópula tarsal e metatarsal são marrom-escuras, quase pretas. Os tufos tarsais têm coloração rosa-creme pálida. O abdômen é preto aveludado e é coberto com pelos urticantes. Ventralmente, as pernas e os palpos são pretos com a mesma coloração azul-púrpura, embora seja menos intensa do que a superfície dorsal. Os pelos bucais ao redor da boca são vermelhos alaranjados brilhantes.

A tarântula-púrpura-equatoriana é uma das menores espécies do gênero Avicularia e pode atingir até 5 cm de comprimento.

Biologia

Como a maioria das espécies de tarântulas do gênero Avicularia, a tarântula-púrpura-equatoriana é uma espécie principalmente arborícola.

A dieta da tarântula-púrpura-equatoriana é composta de pequenos invertebrados, mas ocasionalmente pode capturar pequenos roedores.

Durante o acasalamento, a fêmea da tarântula-púrpura-equatoriana se torna muito agressiva em relação ao macho. O ninho é construído principalmente em cavidades nas árvores, às vezes, na proximidade de plantas epífitas. Poucos meses após o acasalamento, a fêmea coloca até 120 ovos em um casulo. Os filhotes nascem entre 6 e 8 semanas depois.

Habitat

A tarântula-púrpura-equatoriana habita diferentes tipos de habitats, mas frequentemente está presente em áreas agrícolas, especialmente em campos de pastagem de gado contendo árvores isoladas. Habita também cavidades em árvores e plantas epífitas. Às vezes, pode ser encontrada no interior de casas e em buracos de paredes de construções ou nos espaços embaixo de telhados.

Distribuição

A tarântula-púrpura-equatoriana é encontrada na Colômbia, Equador e Peru.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Avicularia purpurea." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 26 Ago 2017. Web. 5 Dez 2017.
  • The Tarantula's Burrow.
  • Fukushima CS, Bertani R (2017) Taxonomic revision and cladistic analysis of Avicularia Lamarck, 1818 (Araneae, Theraphosidae, Aviculariinae) with description of three new aviculariine genera. ZooKeys 659: pag. 104.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.