Tarântula-de-pernas-de-fogo-mexicana

Fotografia por Michael Utin, CC BY-NC

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 60mm  •  Abertura: f/8.0  •  Tempo de Exposição: 1/80s  •  ISO: 160
Data em que a foto foi tirada: 30/06/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tarântula-de-pernas-de-fogo-mexicana

Brachypelma boehmei
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Arachnida
Ordem Araneae
Família Theraphosidae
Gênero Brachypelma
Nome Científico Brachypelma boehmeiSchmidt & Klaas, 1993
Nome Inglês Mexican Fireleg Tarantula, Mexican Rustleg Tarantula
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A tarântula-de-pernas-de-fogo-mexicana é uma espécie de aranha da família Theraphosidae.

Descrita somente em 1993, a impressionante tarântula-de-pernas-de-fogo-mexicana se assemelha ao seu parente mais conhecido, tarantula-de-joelhos-vermelhos-mexicana (Brachypelma smithi), com sua coloração preta e laranja. O fêmur preto (parte superior das pernas) possui uma faixa divisória escura entre a rica coloração laranja da carapaça e as pernas.

Ao contrário das articulações laranja da sua parente Brachypelma smithi, as belas e coloridas pernas da tarântula-de-pernas-de-fogo-mexicana são de um vermelho fogo brilhante nas patelas (joelhos), clareando gradualmente para um laranja mais pálido mais para baixo e atingindo a cor preta nos pés.

Biologia

A tarântula-de-pernas-de-fogo-mexicana tende a ser mais ativa após escurecer, mas também pode estar ativa durante o dia. Embora não seja uma espécie particularmente defensiva, ao menor sinal de irritação ela não hesitará em liberar seus pelos urticantes.

As tarântulas deste gênero (Brachypelma) têm uma vida longa, com machos atingindo a maturidade entre 7 e 8 anos, e as fêmeas entre 9 e 10 anos. Enquanto os machos só vivem até um ano depois da sua muda final, as fêmeas podem viver por mais dez anos. A muda dos adultos e subadultos ocorre no final da estação seca (novembro a junho), depois desse período iniciam suas buscas por fêmeas para o acasalamento. A bolsa de ovos é colocada depois da muda das fêmeas e a eclosão ocorre de 3 a 4 semanas antes do início da estação das chuvas.

Tal como acontece com outras espécies do gênero Brachypelma da costa oeste do México, esta espécie se torna um animal de estimação popular devido a sua docilidade e cores vivas. O tráfico ilegal de animais, junto com a crescente destruição do seu habitat natural e a sua alta taxa de mortalidade antes da maturidade sexual, causa uma considerável preocupação para o futuro desta tarântula.

Habitat

A tarântula-de-pernas-de-fogo-mexicana tem preferência por regiões de vegetação seca, sendo encontrada em tocas abandonadas por roedores ou tocas de lagartos, geralmente embaixo de rochas ou troncos caídos.

Distribuição

Nativa do México, a tarântula-de-pernas-de-fogo-mexicana é encontrada ao longo da costa do Pacífico central, do estado de Michoacán ao oeste do estado de Guerrero.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Brachypelma boehmei." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 28 Jan. 2017. Web. 31 Mar. 2017.
  • Mexican Rustleg Tarantula file on ARKive.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.