Tarântula-comedora-de-pássaros-golias

Fotografia por Brian Gratwicke, CC BY

Local da foto: Zoológico Nacional, Washington, Estados Unidos

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 17mm  •  Abertura: f/18.0  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 11/12/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tarântula-comedora-de-pássaros-golias

Theraphosa blondi
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Arachnida
Ordem Araneae
Família Theraphosidae
Gênero Theraphosa
Nome Científico Theraphosa blondi(Latreille, 1804)
Nome Inglês Goliath Bird-eating Tarantula, Goliath Bird-eating Spider, Goliath Birdeater Tarantula, Goliath Birdeater Spider, Giant Tarantula
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A tarântula-comedora-de-pássaros-golias é uma grande espécie de tarântula da família Theraphosidae. É a aranha mais pesada do mundo e também a segunda maior espécie de aranha em termos de envergadura de pernas - a maior é a aranha-caçadora-gigante (Heteropoda maxima). A prática de chamar as espécies de tarântulas da família Theraphosidae de "comedora de pássaros" deriva de uma gravura de cobre do início do século 18, por Maria Sibylla Merian, que mostra uma tarântula comendo um beija-flor. Raramente essas tarântulas predam pássaros adultos.

A tarântula-comedora-de-pássaros-golias tem uma coloração que varia da marrom-clara a marrom-escura e, como outras tarântulas, ela é coberta por uma espessa camada de pelos que são muito sensíveis a movimentos e vibrações. É uma das poucas espécies de tarântulas que não possuem esporas tibiais, localizadas no primeiro par de pernas da maioria dos machos adultos.

A tarântula-comedora-de-pássaros-golias pode ter até 28 cm de envergadura de pernas e pode pesar mais de 170 g.

Biologia

A tarântula-comedora-de-pássaros-golias tem uma visão bastante fraca, mas ela detecta suas presas principalmente pelas vibrações no solo. Quando a presa é detectada, a aranha se lança sobre ela e injeta o seu veneno usando suas presas (quelíceras) de 2 cm de comprimento. Como outras tarântulas que vivem em tocas, a tarântula-comedora-de-pássaros-golias é mais ativa à noite e ela tem uma tendência a caçar dentro de uma área bastante limitada ao redor da sua toca.

A dieta da tarântula-comedora-de-pássaros-golias consiste principalmente de insetos e outros invertebrados, mas ela também pode capturar pequenos vertebrados, como lagartos, rãs e pequenos mamíferos.

Apesar da sua aparência temível, a tarântula-comedora-de-pássaros-golias geralmente não é uma ameaça para os seres humanos, e sua picada é declaradamente um pouco pior do que a picada de uma vespa. Essa espécie usa uma série de outros métodos para se defender de potenciais predadores. Ela pode tentar afugentar um predador esfregando suas cerdas em seu primeiro e segundo par de pernas, produzindo um som de assobio. Ela também possui pelos irritantes e farpados em seu abdômen, que ela pode passar rapidamente para um atacante, podendo causar severa irritação na pele, olhos, nariz e boca. Como uma estratégia de defesa adicional, a tarântula-comedora-de-pássaros-golias também pode se levantar sobre as pernas traseiras e mostrar suas grandes presas (quelíceras).

A tarântula-comedora-de-pássaros-golias geralmente é uma espécie solitária e os indivíduos só se juntam para o acasalamento. Uma fêmea adulta coloca cerca de 50 a 150 ovos em um grande saco de seda, que é protegido de forma agressiva. Ela também pode colocar pelos irritantes de seu abdômen na seda do saco de ovos, que podem ajudar a proteger os filhotes em desenvolvimento das moscas parasitas.

A fêmea da tarântula-comedora-de-pássaros-golias começa a ampliar a sua toca duas semanas antes de colocar os ovos. Pouco antes de colocar os ovos, ela sela a toca com uma grossa camada de seda esbranquiçada. A fêmea guarda o saco de ovos dentro da toca até o nascimento dos filhotes, cerca de 1 a 2 semanas depois, e ela não se alimenta durante esse período. As jovens aranhas permanecem na toca da fêmea até depois da primeira muda, e depois se dispersam. Essa grande aranha leva de 2 a 3 anos para atingir a maturidade. A fêmea dessa espécie pode potencialmente viver por até 20 anos, mas os machos geralmente só vivem aproximadamente de 3 a 6 anos.

Habitat

A tarântula-comedora-de-pássaros-golias habita florestas tropicais não perturbadas e precisa de áreas com alta umidade. Essa espécie vive em tocas forradas de seda, cavadas por ela mesma ou abandonadas por algum roedor. Ela também pode ser encontrada em troncos caídos e em cavidades sob rochas.

Distribuição

A tarântula-comedora-de-pássaros-golias ocorre nas florestas tropicais do sul da Venezuela, e ao leste até a Guiana, Suriname, Guiana Francesa e norte do Brasil.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Goliath Birdeater." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 26 Mar. 2017. Web. 28 Mar. 2017.
  • Goliath Bird-Eating Spider fact file on ARKive.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.