Tarântula-comedora-de-pássaros-golias-borgonha

Fotografia por Allan Hopkins, CC BY-NC-ND

Local da foto: Rupununi, Guiana

 NIKON D200 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 300mm  •  Abertura: f/6.3  •  Tempo de Exposição: 1/320s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 30/11/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tarântula-comedora-de-pássaros-golias-borgonha

Theraphosa stirmi
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Arachnida
Ordem Araneae
Família Theraphosidae
Gênero Theraphosa
Nome Científico Theraphosa stirmiRudloff & Weinmann, 2010
Nome Inglês Burgundy Goliath Bird-eating Tarantula, Burgundy Goliath Bird-eating Spider, Burgundy Goliath Birdeater Tarantula, Burgundy Goliath Birdeater Spider
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A tarântula-comedora-de-pássaros-golias-borgonha é uma grande espécie de tarântula da família Theraphosidae. A prática de chamar as espécies de tarântulas da família Theraphosidae de "comedora de pássaros" deriva de uma gravura de cobre do início do século 18, por Maria Sibylla Merian, que mostra uma tarântula comendo um beija-flor. Raramente essas tarântulas predam pássaros adultos.

A tarântula-comedora-de-pássaros-golias-borgonha tem um corpo robusto com uma coloração que varia da marrom enferrujada ou marrom borgonha a marrom-escura, com cerdas avermelhadas nas pernas e no abdômen e linhas brancas nas pernas. Os machos adultos não têm esporas de acasalamento ou apófises tibiais.

A carapaça da tarântula-comedora-de-pássaros-golias-borgonha pode atingir 4 cm de comprimento e 3,7 cm de largura. A envergadura de pernas varia entre 25 e 28 cm.

Biologia

A tarântula-comedora-de-pássaros-golias-borgonha é uma espécie crepuscular e noturna. Ela se esconde em longos canais que ela cava sob a superfície ou usa tocas de roedores abandonadas.

Em cativeiro, a tarântula-comedora-de-pássaros-golias-borgonha se alimenta de camundongos, ratos, gafanhotos grandes, baratas e grilos.

Uma espécie de temperamento muito agressivo, a tarântula-comedora-de-pássaros-golias-borgonha se defende liberando seus pelos urticantes, que podem causar severa irritação na pele. Quando se sente ameaçada, ela pode picar com suas quelíceras de aproximadamente 2,5 cm de comprimento. Seu veneno é considerado moderado e não é letal para seres humanos, mas devido ao tamanho das suas quelíceras os efeitos mecânicos da picada são preocupantes.

Os machos da tarântula-comedora-de-pássaros-golias-borgonha vivem menos do que as fêmeas, entre 2 e 5 anos. As fêmeas podem viver mais de 15 anos.

Habitat

A tarântula-comedora-de-pássaros-golias-borgonha habita florestas tropicais.

Distribuição

A tarântula-comedora-de-pássaros-golias-borgonha é encontrada na Guiana.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Theraphosa stirmi." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 21 Jan. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Tarantulas.co.za
  • Tarantula Heaven.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.