Tarântula-azul-turquesa-venezuelana

Fotografia por Adrián Afonso, CC BY-NC-SA

Local da foto: Venezuela

 E4600 (NIKON)
Distância Focal: 8mm  •  Abertura: f/5.4  •  Tempo de Exposição: 1/60s  •  ISO: 50
Data em que a foto foi tirada: 02/04/2006
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tarântula-azul-turquesa-venezuelana

Chromatopelma cyaneopubescens
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Arachnida
Ordem Araneae
Família Theraphosidae
Gênero Chromatopelma
Nome Científico Chromatopelma cyaneopubescens(Strand, 1907)
Nome Inglês Greenbottle Blue Tarantula
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A tarântula-azul-turquesa-venezuelana é uma espécie de aranha do Novo Mundo e pertence à família Theraphosidae.

A tarântula-azul-turquesa-venezuelana é uma das espécies de tarântulas mais coloridas do mundo. Esta espécie tem pernas de cor azul metálica brilhante, uma carapaça verde-azulada e pelos abdominais de cor laranja sobre um abdômen quase preto. Como outras tarântulas, ela tem duas partes do corpo (cefalotórax e abdômen), oito pernas, dois pedipalpos, quelíceras e glândulas de veneno. As fêmeas atingem 7 cm de comprimento de corpo e 15 cm de envergadura de pernas, e os machos podem atingir cerca de 10 a 12 cm de envergadura de pernas.

Biologia

A tarântula-azul-turquesa-venezuelana é uma espécie terrestre que vive em tocas. Ela constrói teias extensas acima do solo e pode viver na mesma toca por toda a sua vida se não for perturbada. Ela caça a partir de suas teias ou toca, pulando sobre a presa e injetando o veneno em seguida. Seu veneno é tóxico, mas não é perigoso para os seres humanos.

A tarântula-azul-turquesa-venezuelana é muito ativa, se alimenta com frequência e tem um crescimento rápido. Sua dieta é composta de insetos, larvas de insetos, grilos, gafanhotos, escorpiões, lagartos, vermes e ratos ou qualquer coisa que ela puder capturar. Enquanto muitas destas aranhas são ariscas e nervosas, algumas são calmas e dóceis, apesar de correrem muito rapidamente quando perturbadas. Algumas, quando perturbadas, são muito possessivas e fazem exibições de ameaça para protegerem suas tocas.

A fêmea da tarântula-azul-turquesa-venezuelana parece preferir ter vários machos para escolher, para então selecionar apenas um. Um acasalamento bem-sucedido pode produzir cerca de 100 filhotes brilhantemente coloridos em um saco de ovos. Os filhotes têm pernas cor-de-rosa, carapaça preta e abdômen preto com listras vermelhas. Eles são relativamente grandes em comparação com a maioria das espécies da família Theraphosidae, atingindo cerca de 12 mm de envergadura de pernas. Eles crescem rápido e se tornam maduros entre 1,5 e 2,5 anos de idade. As fêmeas podem viver de 12 a 15 anos, enquanto os machos, não mais do que 4 anos.

Habitat

A tarântula-azul-turquesa-venezuelana habita áreas semidesérticas arbustivas secas.

Distribuição

A tarântula-azul-turquesa-venezuelana é uma espécie nativa da península Paraguaná, no norte da Venezuela.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Greenbottle Blue Tarantula." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 21 Dez 2016. Web. 06 Abr 2017.
  • Tarantula-Care.
  • Theraphosids of the World.
  • Toronto Zoo.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.