Tarântula-azul-cobalto

Fotografia por Thai National Parks, CC BY-SA

Local da foto: Parque Nacional de Kaeng Krachan, Tailândia

 NIKON D800 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 90mm  •  Abertura: f/7.1  •  Tempo de Exposição: 1/100s  •  ISO: 160
Data em que a foto foi tirada: 30/08/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tarântula-azul-cobalto

Cyriopagopus lividum
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Arachnida
Ordem Araneae
Família Theraphosidae
Gênero Cyriopagopus
Nome Científico Cyriopagopus lividumSmith, 1996
Nome Inglês Cobalt Blue Tarantula
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A tarântula-azul-cobalto é uma espécie de aranha da família Theraphosidae. É uma aranha de tamanho médio, com uma envergadura de pernas de aproximadamente 13 cm. De relance, parece quase preta, mas depois de uma análise mais próxima com certa iluminação esta espécie apresenta uma cor geral azul brilhante. É uma espécie de aranha do Velho Mundo e não tem pelos urticantes.

A tarântula-azul-cobalto é conhecida pelas suas pernas azuis iridescentes. A carapaça (cabeça) geralmente é marrom-clara, com o abdômen marrom/cinza-escuro, geralmente com listras como as de um tigre (Panthera tigris). Machos e fêmeas têm a mesma aparência até a última muda dos machos, onde eles são considerados adultos. Nesse momento, o macho apresentará dimorfismo sexual na forma de uma coloração bronze ou castanho-clara e pernas excepcionalmente longas. Além disso, os machos ganharão êmbolos sobre os pedipalpos e apófise tibial (chamados de ganchos de acasalamento).

Biologia

A tarântula-azul-cobalto é uma espécie extremamente agressiva, rápida e defensiva, com veneno potente, não sendo aconselhável sua manipulação. É um animal de natureza reclusa que passa a maior parte do tempo em sua toca e raramente é vista. Esta tarântula faz grandes teias delineando sua toca para sentir a vibração do solo enquanto espera pacientemente uma presa passar pela entrada da toca, onde ela captura a presa em um piscar de olhos. Ela é muito imprevisível e pode parecer calma, mas ataca repentinamente com a menor provocação. Esta aranha tem uma picada potente e má reputação por causa do seu temperamento violento.

A tarântula-azul-cobalto se alimenta de qualquer invertebrado que ela puder dominar. As fêmeas são grandes o suficiente para capturar alguns vertebrados.

Esta aranha é muito defensiva e não hesitará em adotar uma postura de ameaça ou de picada. Ela pode picar várias vezes e seu veneno pode causar sintomas clinicamente significativos. Os sintomas mais comuns descritos são: dor aguda, seguida de dormência local ou dores nas articulações.

Na natureza, com todos as ameaças de predadores, é difícil dizer quanto esta espécie pode viver. Os registros são de que ela pode viver entre 10 e 15 anos.

Habitat

A tarântula-azul-cobalto habita florestas tropicais. Nessas florestas ela constrói tocas profundas e geralmente deixa a toca apenas para procurar alimento.

Distribuição

A tarântula-azul-cobalto é encontrada no sudeste da Ásia. Ela ocorre especificamente em Mianmar, Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Cobalt Blue Tarantula." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 18 Mar. 2017. Web. 1 Apr. 2017.
  • Arachnahabitat

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.