Sépia-gigante-australiana

Fotografia por John Turnbull, CC BY-NC-SA

Local da foto: Nova Gales do Sul, Austrália

 DSC-RX100M2 (SONY)
Distância Focal: 10mm  •  Abertura: f/5.0  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 04/03/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Sépia-gigante-australiana

Sepia apama
Reino Animalia
Filo Mollusca
Classe Cephalopoda
Ordem Sepiida
Família Sepiidae
Gênero Sepia
Nome Científico Sepia apamaGray, 1849
Nome Inglês Australian Giant Cuttlefish, Giant Cuttlefish
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2012)

Descrição

A sépia-gigante-australiana é uma espécie de invertebrado marinho da família Sepiidae, e é a maior espécie de sépia do mundo.

A sépia-gigante-australiana é marrom avermelhada com barras brancas e manchas nos braços e no manto, e nadadeiras pálidas. Ela tem oito braços e dois tentáculos estendidos que são usados para o acasalamento e captura de presas, bem como para transformar e camuflar o formato do seu corpo. Todos os cefalópodes e, em particular as espécies de sépias, têm olhos grandes e altamente desenvolvidos e podem detectar níveis muito baixos de luz, vital na detecção de presas e também para evitar a predação à noite. Os cefalópodes são considerados o grupo de invertebrados mais inteligentes e com grandes cérebros.

A sépia-gigante-australiana pode crescer até 1 m de comprimento, 52 cm de manto e pesar até 10,5 kg.

Biologia

Como muitos outros cefalópodes, a sépia-gigante-australiana é capaz de se camuflar excepcionalmente bem. Ao alterar a cor e a textura da pele a sépia pode se disfarçar de forma convincente quase que instantaneamente. Cefalópodes são uma classe de moluscos marinhos que, junto com as sépias, inclui lulas, polvos e nautiloides. Ao contrário de outros moluscos, os cefalópodes têm um sistema circulatório fechado, onde o sangue é contido em vasos, e um sistema nervoso altamente desenvolvido com um grande cérebro.

A sépia-gigante-australiana é ativa principalmente durante o dia e usa a sua excelente camuflagem para se esconder. Os padrões de cores também desempenham um papel importante na comunicação, especialmente na época de reprodução. É um animal amigável com os mergulhadores, aparentemente curioso e atraído por cores brilhantes, e muitas foram vistas seguindo mergulhadores por até 15 minutos.

A dieta da sépia-gigante-australiana é composta de peixes, caranguejos e outros crustáceos e, como todos os cefalópodes, é um predador ativo que usa sua excelente camuflagem para espreitar presas.

A cada inverno milhares de sépias-gigantes-australianas se reúnem para a desova, com picos de maio até junho. Durante a corte o macho faz demonstrações espetaculares para atrair a fêmea, onde faixas de cores passam rapidamente ao longo do seu corpo. Os machos tendem a estabelecer territórios ao redor dos melhores locais de desova. A fêmea colocada entre 100 e 300 ovos com formato de limão em fendas. Ao contrário de muitos outros cefalópodes, as fêmeas desta espécie não protegem seus ovos. Os ovos eclodem depois de 3 a 5 meses.

A sépia-gigante-australiana é uma espécie que tem vida curta - pode viver de 2 a 4 anos.

Habitat

A sépia-gigante-australiana geralmente vive em recifes rochosos, florestas de algas, bancos de ervas marinhas ou na areia ou lama do fundo do mar. Ela é encontrada em águas costeiras de até 100 m de profundidade.

Distribuição

A sépia-gigante-australiana é uma espécie endêmica da costa sul da Austrália, de Brisbane em Queensland até a Baía Shark na Austrália Ocidental.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Sepia apama." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 1 Dec. 2016. Web. 5 Apr. 2017.
  • Giant Australian Cuttlefish fact file on ARKive.
  • Australian Museum.
  • Barratt, I. & Allcock, L. 2012. Sepia apama. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: e.T162627A931625.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.