Polvo-de-anéis-azuis-do-sul

Fotografia por Saspotato, CC BY-NC-SA

Local da foto: Península Mornington, Vitória, Austrália

 Canon PowerShot S95 (Canon)
Distância Focal: 6mm  •  Abertura: f/2.0  •  Tempo de Exposição: 1/60s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 05/05/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Polvo-de-anéis-azuis-do-sul

Hapalochlaena maculosa
Reino Animalia
Filo Mollusca
Classe Cephalopoda
Ordem Octopoda
Família Octopodidae
Gênero Hapalochlaena
Nome Científico Hapalochlaena maculosa(Hoyle, 1883)
Nome Inglês Blue-ringed Octopus, Lesser Blue-ringed Octopus
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O polvo-de-anéis-azuis-do-sul é uma das três espécies de polvos-de-anéis-azuis do gênero Hapalochlaena, e pertence à família Octopodidae. Apesar do seu tamanho pequeno ele é considerado um dos animais peçonhentos mais mortais do mundo.

A superfície superior do polvo-de-anéis-azuis-do-sul tem textura áspera e é coberta de rugas. Em repouso, essa espécie é bem camuflada, com uma coloração que varia da cinza a bege com manchas marrom-claras no corpo e braços. No entanto, quando o polvo é perturbado ou ameaçado, células de pigmento especial na pele chamadas de cromatóforos são ativadas para exibir cerca de 60 anéis azuis iridescentes no manto e braços, que atuam como um sinal de alerta. São esses anéis azuis que dão ao polvo-de-anéis-azuis o seu nome comum.

O polvo-de-anéis-azuis-do-sul adulto pode crescer até 20 cm de comprimento e pesar, em média, 38 g.

Biologia

Como todos os cefalópodes, o polvo-de-anéis-azuis-do-sul é um predador ativo. Essa espécie é equipada com um poderoso veneno que é secretado de glândulas salivares posteriores, e é usado para imobilizar e matar suas presas, tais como caranguejos e crustáceos. Ele também pode consumir pequenos peixes.

Apesar do pequeno tamanho do polvo-de-anéis-azuis-do-sul, sua picada pode causar fatalidades humanas, e os tecidos moles da espécie são extremamente venenosos se consumidos. Não existe antídoto para o veneno desse polvo, mas essa espécie geralmente não é agressiva, preferindo se esconder do que confrontar um possível inimigo.

O ciclo de vida do polvo-de-anéis-azuis-do-sul, desde o acasalamento até a eclosão dos ovos e depois da fase juvenil até a maturidade, tem duração de aproximadamente sete meses. A fêmea coloca entre 50 e 100 ovos e os carrega durante todo o desenvolvimento, que tem duração aproximada de dois meses - a fêmea não se alimenta durante esse tempo. Após a eclosão, o filhote cresce rapidamente e começa a caçar presas vivas dentro de um mês. Os jovens polvos-de-anéis-azuis-do-sul possivelmente já são peçonhentos desde o nascimento e seus anéis azuis aparecem quando estão com cerca de seis semanas de idade.

O polvo-de-anéis-azuis-do-sul atinge a maturidade sexual em apenas quatro meses de idade, e a fêmea já pode colocar ovos um mês após atingir a maturidade sexual. A fêmea adulta morre logo após a eclosão dos ovos, e ambos os sexos geralmente não vivem por mais de um ano.

Como outros cefalópodes, o polvo-de-anéis-azuis-do-sul é considerado um dos mais inteligentes de todos os invertebrados.

Habitat

O polvo-de-anéis-azuis-do-sul geralmente é encontrado em piscinas rasas, sob rochas e corais. Ele também é encontrado sob rochas em trechos arenosos ou lamacentos do fundo, onde as algas são abundantes.

Distribuição

O polvo-de-anéis-azuis-do-sul ocorre em toda a costa sul da Austrália, desde a Austrália Ocidental até o leste de Vitória.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Southern Blue-Ringed Octopus." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 8 Jan. 2016. Web. 1 Apr. 2017.
  • Southern Blue-Ringed Octopus fact file on ARKive.
  • MacConnell, A. 2000. "Hapalochlaena maculosa" (On-line), Animal Diversity Web.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.