Mosca-escorpião-comum

Fotografia por Frupus, CC BY-NC

Local da foto: Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 100mm  •  Abertura: f/3.5  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 26/06/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Mosca-escorpião-comum

Panorpa communis
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Mecoptera
Família Panorpidae
Gênero Panorpa
Nome Científico Panorpa communisLinnaeus, 1758
Nome Inglês Common Scorpionfly
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A mosca-escorpião-comum é uma espécie de mosca-escorpião da Ordem Mecoptera e pertence à família Panorpidae.

A mosca-escorpião-comum tem um corpo alongado preto e amarelo, com uma cabeça e cauda avermelhada, grandes olhos e antenas com 40 a 50 segmentos. A cabeça é estendida em forma de bico, e suas pequenas mandíbulas estão situadas na extremidade. O nome da mosca-escorpião vem do formato da cauda dos machos, que se assemelha a cauda de um escorpião. Apesar da aparência, a mosca-escorpião é totalmente inofensiva e não pica. O macho tem um par de clásperes na extremidade da cauda, usado para segurar a fêmea durante o acasalamento.

Uma mosca-escorpião adulta tem uma envergadura de cerca de 35 mm, com asas que são principalmente claras, mas tem muitas manchas ou pontos escuros. Sua cabeça, com grandes olhos, tem um bico proeminente apontando para baixo, que se abre na ponta de sua cabeça. Esta espécie pode voar 0,5 metros por segundo e dar 28 batidas de asas por segundo.

Biologia

Moscas-escorpião adultas são limpadores que se alimentam de insetos mortos, frutas podres, e até excrementos de pássaros. Elas preferem locais sombreados e como são insetos voadores com pouca resistência, elas tendem a rastejar sobre a vegetação.

A parte inchada da cauda do macho, na realidade, é a cápsula genital. Talvez o aspecto mais interessante e mais estudado da mosca-escorpião é o seu namoro e comportamento de acasalamento. Durante o namoro o macho presenteia a fêmea com um inseto morto, como se fosse um presente nupcial. A fêmea come o inseto durante a cópula. A fêmea é atraída pelo macho por um feromônio que ele libera a partir de bolsas perto da extremidade traseira do seu abdômen. O macho se pendura na folhagem com suas pernas dianteiras e libera feromônios na esperança de atrair uma fêmea. Quando uma fêmea se apresenta, o macho mostra seu presente nupcial. Ela examina o presente enquanto o macho esfrega seu abdômen. Se ela rejeitar o presente, ela vai recusar o acasalamento. Se ela aceitar o presente, ela vai permitir o acasalamento.

A mosca-escorpião-comum coloca seus ovos no solo. As larvas vivem no solo, onde limpam o solo e a serrapilheira onde comem vegetação, bem como insetos mortos e invertebrados. As larvas têm três pares de pernas torácicas (pernas verdadeiras) e 8 pares de pernas falsas, por isso são parecidas com lagartas, mas elas perdem suas pernas falsas após a primeira muda. Apenas uma geração ocorre a cada ano.

Habitat

A mosca-escorpião-comum prefere habitats de áreas sombrias, bosques úmidos perto de riachos e jardins.

Distribuição

A mosca-escorpião-comum é nativa da Europa Ocidental. O gênero Panorpa está presente também no hemisfério norte americano, especificamente Estados Unidos e Canadá, com exceção da parte oeste dos dois países.

Continentes de Ocorrência

Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Panorpa communis." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 25 Feb. 2017. Web. 1 Apr. 2017.
  • Bumblebee.org
  • UK Safari.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.