Mariposa-luna

Fotografia por Robby Deans, CC BY-NC

Local da foto: Arkansas, Estados Unidos

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Mariposa-luna

Actias luna
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Lepidoptera
Família Saturniidae
Gênero Actias
Nome Científico Actias luna(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Luna Moth
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A mariposa-luna é uma espécie de mariposa neoártica da família Saturniidae. Uma espécie facilmente distinguível, a mariposa-luna tem uma coloração que varia do verde-amarelado ao azulado pálido. As asas anteriores e posteriores têm ocelos, e cada uma das asas posteriores têm uma cauda longa. Machos e fêmeas são semelhantes em tamanho, mas os machos têm uma antena mais emplumada. A envergadura das asas varia entre 80 e 115 mm.

A mariposa-luna apresenta polifenismo e variação fenotípica regional. Em seus estágios iniciais, ela é uma lagarta verde com pelos, tubérculos espinhosos e uma listra amarela em cada lado.

Biologia

A mariposa-luna é uma espécie noturna e geralmente não é vista durante o dia. Como muitas outras espécies da família Saturniidae, a mariposa-luna usa o padrão de suas asas como defesa contra predadores. Essa espécie pode mimetizar folhas vivas e mortas no solo, permanecendo imóvel quando não está envolvida em comportamento reprodutivo, e também é quase impossível vê-la durante o dia quando se empoleira em cascas de plátanos.

A mariposa-luna é um inseto herbívoro. Quando lagarta, ela se alimenta de folhas de diversas espécies de plantas. Os adultos não se alimentam (eles não têm boca) e eles só vivem por aproximadamente uma semana.

A mariposa-luna apresenta um sistema de acasalamento por feromônio. Essa capacidade de atrair machos distantes via comunicação química é encontrada em todos os membros do sexo feminino da família Saturniidae. Independente de obstáculos, como folhas e galhos, o macho segue persistentemente a trilha de cheiro de uma fêmea. Em seguida, a fêmea geralmente acasala com o primeiro macho que chegar até ela. Como a mariposa-luna é uma espécie noturna, o acasalamento geralmente ocorre nas primeiras horas após a meia-noite. Se o casal não for perturbado, eles permanecem em cópula até a próxima noite, mas a menor perturbação pode causar separação.

Após a separação do casal, começa a ovoposição, que continua por várias noites. A fêmea busca uma planta hospedeira para colocar seus ovos. Ela pode colocar entre 400 e 600 ovos, entre 4 e 7 ovos de cada vez, na parte inferior de folhas. Os ovos são incubados durante 8 a 13 dias. Após a eclosão dos ovos, as lagartas começam a se alimentar de folhas de muitas árvores e arbustos. Elas continuam a comer e a crescer, mudando suas peles à medida que crescem. Elas fazem isso cinco vezes durante um período de 3 a 4 semanas.

Quando a lagarta está completamente crescida ela está pronta para se tornar uma pupa. Ela vai tecer uma seda de perto da sua boca e vai se enrolar em uma folha. A lagarta geralmente permanece nesse casulo por 2 a 3 semanas. Se estiver próximo do inverno, a lagarta vai esperar até a primavera para eclodir. Quando a mariposa adulta deixa seu casulo, ela não está pronta para voar. Suas asas são curtas e o inseto precisa descansar. Geralmente, no meio da manhã, ela escala o tronco de uma árvore para pendurar suas asas para que elas se encham de sangue. Assim que as asas são infladas, a mariposa adulta espera até o anoitecer para voar e encontrar um companheiro.

A mariposa-luna adulta não se alimenta (ela não tem boca). Ela só vive por aproximadamente uma semana, e seu único propósito é acasalar.

Habitat

A mariposa-luna ocorre em áreas florestadas e parece ter preferência por bosques decíduos.

Distribuição

A mariposa-luna é uma espécie de ampla distribuição na América do Norte. No Canadá ela é encontrada da Nova Escócia, em toda Quebec central até Ontário. Nos Estados Unidos ela é encontrada em cada estado do leste das Grandes Planícies e, ao sul até o norte do México.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Actias luna." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 3 Apr. 2017. Web. 7 Apr. 2017.
  • Patlan, L. 2000. "Actias luna" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Fairfax County Public Schools (FCPS).

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.