Mariposa-da-lua-de-madagascar

Fotografia por Nomis-Simon, CC BY

Local da foto: Parque Nacional de Andasibe-Mantadia, Madagascar

 Canon EOS 5D Mark III (Canon)
Distância Focal: 100mm  •  Abertura: f/6.3  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 27/10/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Mariposa-da-lua-de-madagascar

Argema mittrei
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Lepidoptera
Família Saturniidae
Gênero Argema
Nome Científico Argema mittrei(Guérin-Méneville, 1847)
Nome Inglês Madagascan Moon Moth, Madagascar Comet Moth
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A mariposa-da-lua-de-madagascar é uma grande espécie de mariposa da família Saturniidae, e uma das maiores espécies de mariposas do mundo.

A mariposa-da-lua-de-madagascar tem uma cor amarela brilhante e uma cauda longa. A espécie apresenta dimorfismo sexual. A fêmea tem asas mais largas e mais redondas, e uma cauda muito mais curta. O macho é muito maior do que a fêmea - tem uma envergadura de asas de 20 cm e uma cauda de 15 cm de comprimento. Ele também tem antenas longas e plumosas. As antenas da fêmea são mais curtas e não são tão plumosas.

Biologia

A mariposa-da-lua-de-madagascar é uma espécie noturna e não voa durante o dia.

A fêmea da mariposa-da-lua-de-madagascar coloca de 120 a 170 ovos e, depois de 10 a 20 dias, as pequenas lagartas eclodem. Assim que eclodem, as lagartas se alimentam avidamente de folhas de plantas do gênero Eugenia e de folhas de árvores e arbustos do gênero Weinmannia. Elas só param de comer de tempos em tempos, quando sua fina carapaça de quitina se torna apertada, momento em que elas removem o velho revestimento e a nova pele aparece. Esse procedimento é repetido 4 vezes e, durante aproximadamente 2 meses, as antigas lagartas pequenas se desenvolvem em grandes lagartas verdes brilhantes.

Agora, as grandes lagartas empupam em grandes casulos brancos acinzentados com formato de saco. Leva cerca de 5 ou 6 meses até a metamorfose de pupa para mariposa ser concluída. O casulo é tecido tão delicadamente que a água pode encontrar seu caminho para fora do casulo através de pequenos e numerosos orifícios. Dentro da floresta tropical, esse truque evolucionário assegura que a pupa não se afogue dentro de seu casulo sob uma forte chuva. Mas o elevado esforço até se tornar uma mariposa é mal recompensado: a mariposa adulta não pode se alimentar porque não tem partes funcionais da boca e ela só vive por 4 ou 5 dias. Durante esses poucos dias de vida, ela vive dos suprimentos obtidos durante a fase de lagarta.

A mariposa-da-lua-de-madagascar não é capaz de manter a sua temperatura por conta própria nas noites frias do planalto, sendo assim, ela precisa se aquecer antes de voar. Claro que não há sol durante a noite, portanto o animal desenvolveu outro sistema único: a mariposa vibra com o corpo e asas. O único destino da mariposa-da-lua-de-madagascar é acasalar e colocar ovos durante a sua curta vida. O acasalamento tem que acontecer logo no primeiro dia após a eclosão, porque os ovos da fêmea não podem ser fertilizados depois. A fêmea da mariposa-da-lua-de-madagascar só é fértil no primeiro dia depois de sair do casulo. À noite, a fêmea libera um feromônio no ar. Os machos voando no ar sentem o feromônio e o seguem de volta até a fêmea. A fêmea e o macho, em alguns casos, podem permanecer copulados até a noite seguinte. Cada noite seguinte a fêmea procura plantas hospedeiras para colocar seus ovos.

Habitat

A mariposa-da-lua-de-madagascar habita florestas tropicais.

Distribuição

A mariposa-da-lua-de-madagascar é uma espécie nativa de Madagascar. Ela é encontrada nas florestas tropicais residuais ao sul e leste de Antananarivo, capital de Madagascar, nas extensões do planalto central.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Comet Moth." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 17 Jan. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • MadaMagazine.
  • Reiman Gardens (Iowa State University).
  • Entomology Manchester.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.