Mariposa-atlas

Fotografia por Vipin Baliga, CC BY

Local da foto: Bangalore, Karnataka, Índia

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Mariposa-atlas

Attacus atlas
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Lepidoptera
Família Saturniidae
Gênero Attacus
Nome Científico Attacus atlas(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Atlas Moth
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A mariposa-atlas é uma grande espécie de mariposa da família Saturniidae e uma das maiores espécies de mariposa do mundo, atingindo mais de 25 cm de envergadura de asas. As fêmeas são consideravelmente maiores e mais pesadas do que os machos.

Muitos consideram a palavra "atlas" em seu nome como uma referência para as fortes e distintas linhas que formam os padrões como mapas encontrados em suas asas, e as diferentes cores representando diferentes formações geológicas. A segunda teoria é baseada na mitologia grega. A mariposa é dita ser nomeada depois de "Atlas", o Titã condenado por Zeus a sustentar o céu sobre os ombros. A referência é mais sobre o grande tamanho da mariposa do que a ideia de que ela tenha algum tipo de carga. Por fim, na China, o nome cantonês para a mariposa se traduz em "mariposa cabeça de serpente", referindo-se as pontas externas das asas que são muito semelhantes a cabeça de uma serpente. Você pode ver isso muito claramente em quase todas as fotos de uma mariposa-atlas.

A mariposa-atlas tem uma coloração predominantemente amarelo acastanhado ao marrom, "olhos" translúcidos de formato mais ou menos triangular nas asas anteriores e nas asas posteriores, com bordas pretas. A função desses "olhos" translúcidos não está claro, mas acredita-se que eles têm uma função de proteção contra predadores. Seu corpo é peludo e desproporcionalmente pequeno em comparação com suas asas. Os padrões e coloração variam entre as muitas subespécies descritas. O macho da mariposa-atlas se distingue da fêmea pelo seu tamanho menor, asas mais cônicas e antenas maiores e mais espessas.

Biologia

A mariposa-atlas é atraída para as luzes à noite. A fêmea é sexualmente passiva, liberando poderosos feromônios que o macho detecta com ajuda de quimiorreceptores localizados em suas grandes antenas. Assim, o macho pode ser atraído de vários quilômetros a favor do vento. A mariposa-atlas é uma voadora instável e a fêmea não se afasta para muito longe do local das suas crisálidas descartadas - ela busca um poleiro onde as correntes de ar levarão melhor os seus feromônios.

Assim como outros membros da família Saturniidae, nenhum gênero possui boca totalmente formada, e os adultos, portanto, não se alimentam - durante toda a sua vida adulta, que é de 1 ou 2 semanas, a mariposa-atlas sobrevive totalmente de sua reserva de gordura larval que ela acumula enquanto é lagarta.

Uma vez acasalada, a fêmea coloca vários ovos esféricos de 2,5 mm de diâmetro na parte inferior das folhas. As lagartas verdes empoeiradas eclodem após cerca de duas semanas e se alimentam vorazmente na folhagem de determinados citrinos e outras árvores verdes. As lagartas são adornadas com espinhos carnudos ao longo do seu dorso que é coberto com uma substância branca de cera. Depois de atingirem cerca de 115 mm de comprimento, as lagartas formam ninfas dentro de um casulo fino como papel entrelaçado em folhas dessecadas. As mariposas adultas emergem após cerca de quatro semanas.

Habitat

A mariposa-atlas tem como habitat as florestas tropicais e subtropicais.

Distribuição

A mariposa-atlas ocorre no sudeste da Ásia, sul da China, Arquipélago Malaio e Indonésia.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Attacus atlas." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 2 Dec. 2016. Web. 5 Apr. 2017.
  • 5 Awesome Facts About the Atlas Moth (Mental Floss).

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.