Louva-a-deus-flor-espinhoso

Fotografia por Frupus, CC BY-NC

Local da foto: Oromia, Etiópia

 Canon EOS 1000D (Canon)
Distância Focal: 100mm  •  Abertura: f/10.0  •  Tempo de Exposição: 1/1s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 11/04/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Louva-a-deus-flor-espinhoso

Pseudocreobotra wahlbergi
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Mantodea
Família Hymenopodidae
Gênero Pseudocreobotra
Nome Científico Pseudocreobotra wahlbergiStål, 1871
Nome Inglês Spiny Flower Mantis
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O louva-a-deus-flor-espinhoso é uma bela e colorida espécie de louva-a-deus da família Hymenopodidae.

O impressionante e colorido louva-a-deus-espinhoso é definitivamente um deleite para os olhos, uma vez que apresenta uma variedade de cores em seu corpo e asas. A parte inferior do abdômen deste inseto tem estruturas espinhosas, o que lhe dá o seu nome comum.

O louva-a-deus-flor-espinhoso é branco com listras verdes em suas pernas, mas ele pode ser esverdeado, amarelado, rosado ou avermelhado. As ninfas desta espécie têm um mancha colorida laranja na parte superior do abdômen que se assemelha a um olho. À medida que as ninfas se tornam adultas e desenvolvem asas, é possível observar um padrão espiral único preto e amarelo nas asas, que também imita um olho. As várias cores nas asas deste louva-a-deus se destacam apenas quando ele se torna adulto.

Os olhos do louva-a-deus-flor-espinhoso são púrpura, e dependendo das condições da luz podem variar do lilás ao púrpura profundo.

O louva-a-deus-flor-espinhoso é bastante pequeno em tamanho, crescendo até aproximadamente 4 ou 5 cm de comprimento. Como todos os outros louva-a-deus, o macho é menor do que a fêmea. O macho também é mais fino e mais leve do que a fêmea. O sexo do louva-a-deus-flor-espinhoso pode ser determinado pelo número de segmentos em seu abdômen: o macho tem 8 segmentos, e a fêmea tem entre 6 e 7 segmentos no abdômen. O sexo também pode ser determinado pelo comprimento das asas nos adultos. A fêmea tem asas quase até o final do abdômen, enquanto o macho tem asas que vão além do abdômen. As antenas do macho são mais longas e mais grossas do que as antenas da fêmea.

Biologia

Os louva-a-deus-flor são várias espécies de louva-a-deus que imitam flores. Sua coloração é um exemplo de mimetismo agressivo, uma forma de camuflagem em que as cores e padrões de um predador atraem presas.

O louva-a-deus-flor-espinhoso geralmente é um inseto calmo e tranquilo. No entanto, se ameaçado, ele tenta assustar o predador posicionando as suas asas para cima para mostrar os dois olhos (ocelos) sobre elas - comportamento deimático.

Um dos comportamentos do louva-a-deus-flor envolve escalar uma planta até atingir uma flor adequada, e depois ficar parado até que um inseto venha e fique dentro do seu alcance, para então atacá-lo. É um animal muito bem camuflado e também um excelente mimetizador de flores que preda insetos que se aproximam para se alimentarem nas flores ou polinizarem, momento no qual o louva-a-deus ataca ferozmente. O louva-a-deus-flor-espinhoso é canibal, como a maioria das espécies de louva-a-deus. Ele se alimenta de quase tudo que se move e que tem um tamanho adequado, sendo capaz de capturar e matar presas várias vezes o seu próprio tamanho.

Como em todas as outras espécies de louva-a-deus, o louva-a-deus-flor-espinhoso também faz várias mudas antes de se tornar um adulto totalmente crescido. A fêmea geralmente muda 7 vezes, enquanto o macho muda 6 vezes ao longo da sua vida. O louva-a-deus-flor-espinhoso macho pode viver seis meses e meio, e a fêmea pode viver 10 meses.

Habitat

O louva-a-deus-flor-espinhoso habita flores, arbustos, moitas e áreas úmidas.

Distribuição

O louva-a-deus-flor-espinhoso é encontrado no leste e sul da África.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Pseudocreobotra wahlbergi." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 1 Apr. 2017. Web. 6 Apr. 2017.
  • Keeping Insects.
  • MantisOnline.
  • PetMantis.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.