Louva-a-deus-europeu

Fotografia por Ramón Portellano, CC BY

Local da foto: Andaluzia, Espanha

 NIKON D750 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 90mm  •  Abertura: f/8.0  •  Tempo de Exposição: 1/80s  •  ISO: 640
Data em que a foto foi tirada: 08/08/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Louva-a-deus-europeu

Mantis religiosa
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Mantodea
Família Mantidae
Gênero Mantis
Nome Científico Mantis religiosa(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês European Mantis, Praying Mantis
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O louva-a-deus-europeu é uma das muitas espécies de louva-a-deus da família Mantidae. É uma das espécies mais conhecidas e mais distribuídas da ordem Mantodea.

O louva-a-deus-europeu apresenta uma variedade de cores que vão da verde-clara a marrom-escura. Essa espécie é facilmente distinguida de outras espécies de louva-a-deus pelo padrão na parte interna das pernas dianteiras. A maioria das espécies de louva-a-deus tem pequenos pontos ou manchas nessa parte de suas pernas, mas o louva-a-deus-europeu tem um padrão muito claro: na parte superior das pernas dianteiras existe uma área preta com uma mancha branca no meio, que imita o olho de um predador.

O louva-a-deus-europeu tem um corpo relativamente longo e grande, com quatro pernas na área do abdômen e duas pernas maiores que se parecem mais com braços. Esses apêndices, chamados de membros anteriores, são dobrados em ângulos severos, dando ao louva-a-deus uma aparência de que está mantendo suas "mãos" juntas em oração.

As fêmeas do louva-a-deus-europeu têm cerca de 8 cm de comprimento, e os machos têm cerca de 7 cm de comprimento. Os machos são mais delgados e têm asas mais longas do que as fêmeas. Os machos também têm antenas longas, e as fêmeas têm antenas mais curtas.

Biologia

O louva-a-deus-europeu prefere uma dieta de insetos. Ele é um animal bastante feroz e voraz, e persegue sua presa ativamente. Mas durante as horas que não está se alimentando ele geralmente senta e espera até que apareça uma presa. Esse louva-a-deus faz um grande trabalho de "jardineiro" por causa da sua dieta de insetos. Com o seu apetite voraz, ele pode manter populações de pragas de insetos sob controle, limitando os danos que as pragas fazem para plantas e flores. Pequenos lagartos, rãs, serpentes, roedores e pássaros são presas igualmente suscetíveis em certas circunstâncias - impressionante para um caçador que tem apenas entre 7 e 8 cm de comprimento.

A fêmea do louva-a-deus-europeu muitas vezes tem um hábito comportamental de canibalismo pós-cópula. A cada outono, os machos embarcam no predestinado caminho do provável romance fatal. Depois de iniciar o namoro, dançando para atrair a fêmea, ocorre o acasalamento. O perigo de morte, ironicamente, está durante essa sessão de acasalamento, quando a fêmea geralmente morde a cabeça do macho durante a cópula e começa a comê-lo da cabeça para baixo.

Alguns dias após o acasalamento, a fêmea do louva-a-deus-europeu coloca entre 100 e 200 ovos em uma massa espumante que endurece rapidamente em uma cápsula de proteção antifúngica - essa massa de ovos é chamada de ooteca. Do início de maio até o início de junho, as larvas eclodem com 5 a 6 mm de comprimento. Depois de 5 ou 6 fases larval (as fêmeas têm um número maior de ciclos larval), os insetos deixam a fase de ninfa, aproximadamente no final de julho até o início de agosto. Duas semanas depois da muda final, eles amadurecem.

Apesar dos machos do louva-a-deus-europeu obviamente morrerem mais cedo, as fêmeas não vivem muito mais tempo. Após a postura dos ovos, poucas sobrevivem a temporada de inverno mais frio em zonas temperadas, enquanto as que vivem em ambientes tropicais raramente excedem um ano de vida. Apesar da vida curta, o louva-a-deus desempenha um papel importante em seus ecossistemas, controlando as populações de insetos.

Habitat

O louva-a-deus-europeu habita áreas de jardins, florestas ou áreas com vegetação verde. Ele vive em climas mais quentes que têm invernos moderados.

Distribuição

O louva-a-deus-europeu é uma espécie nativa da Europa, Ásia e África, mas foi introduzido na América do Norte.

Continentes de Ocorrência

África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália/Oceania, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "European Mantis." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 16 Mar. 2017. Web. 30 Mar. 2017.
  • Keeping Insects
  • InsectIdentification.org
  • Nationalpark Donau-Auen
  • ACE Coinage

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.