Libélula-de-olhos-azuis

Fotografia por Jerry Oldenettel, CC BY-NC-SA

Local da foto: Novo México, Estados Unidos

 NIKON D40X (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 240mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 13/10/2007
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Libélula-de-olhos-azuis

Rhionaeschna multicolor
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Odonata
Família Aeshnidae
Gênero Rhionaeschna
Nome Científico Rhionaeschna multicolor(Hagen, 1861)
Nome Inglês Blue-eyed Darner
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2017)

Descrição

A libélula-de-olhos-azuis é uma espécie de invertebrado da família Aeshnidae.

O macho da libélula-de-olhos-azuis tem uma coloração que varia da marrom-escura a preta acastanhada. A parte superior do tórax, atrás da cabeça, é marcada com duas listras azuis, e cada lado do tórax é marcado com um par de listras azuis diagonais. O abdômen é marcado com manchas azuis grandes e pequenas. Os apêndices anais do macho e da fêmea são bifurcados e a fêmea é marcada de forma semelhante à do macho, mas a cor base da fêmea é marrom e as manchas são verdes.

A libélula-de-olhos-azuis tem entre 65 e 70 mm de comprimento.

Biologia

A libélula-de-olhos-azuis adulta se alimenta de pequenos insetos voadores, caçados enquanto está voando. As ninfas dessa libélula são predadoras ativas e são capazes de nadar por propulsão a jato - esguichando água para fora das extremidades de seus abdômens. Elas se alimentam de uma grande variedade de insetos aquáticos, como larvas de mosquito e camarões de água doce, mas também podem se alimentar de pequenos peixes e girinos.

O macho da libélula-de-olhos-azuis estabelece e defende território e pode ser muito agressivo em relação a qualquer coisa que invada seu território, até mesmo com pássaros pequenos. Ele também patrulha sobre águas abertas, ao longo de margens de corpos de água e entre a vegetação densa, muitas vezes com um "ritmo" regular e, ocasionalmente, pausando brevemente para pairar no ar.

Casais copulando passam algum tempo procurando um local adequado para empoleirar-se, muitas vezes alto em árvores à beira da água. Após o acasalamento, a fêmea voa sozinha para colocar seus ovos entre plantas aquáticas emergentes densas e em galhos e hastes flutuantes em águas abertas, colocando seus ovos acima e abaixo da superfície. As ninfas da libélula-de-olhos-azuis levam vários anos para amadurecerem e, quando emergem ou se transformam em libélulas adultas, fazem isto à noite. Esse comportamento provavelmente evoluiu para evitar a predação de animais diurnos.

Quando não está reproduzindo, é mais provável que a maioria das libélulas-de-olhos-azuis sejam vistas longe da água, em jardins da cidade, estacionamentos e outros locais urbanos. Ela está em voo da primavera até o final do ano e pode ser migratória na Califórnia, já que um grande número delas aparece no outono.

Habitat

A libélula-de-olhos-azuis ocorre perto de uma variedade de corpos de água, lagos, lagoas, riachos de fluxo lento, canais e áreas pantanosas, especialmente em áreas abertas e não arborizadas.

Distribuição

A libélula-de-olhos-azuis ocorre na América do Norte ocidental e na América Central. É encontrada do sul da Colúmbia Britânica, ao sul até a Baixa Califórnia e Texas, e em todo o México e na América Central até o extremo sul do Panamá. Ela é encontrada em altitudes baixas e moderadas.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Blue-eyed Darner." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 22 Jul 2017. Web. 12 Dez 2017.
  • Digital Atlas of Idaho.
  • Paulson, D.R. 2017. Rhionaeschna multicolor. The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T50967597A65836199. Acessado em 23 Jan 2019.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.