Formiga-veludo-oriental

Fotografia por John Flannery, CC BY-SA

Local da foto: Carolina do Norte, Estados Unidos

 Canon EOS 40D (Canon)
Distância Focal: 180mm  •  Abertura: f/8.0  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 16/07/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Formiga-veludo-oriental

Dasymutilla occidentalis
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Hymenoptera
Família Mutillidae
Gênero Dasymutilla
Nome Científico Dasymutilla occidentalis(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Eastern Velvet Ant, Red Velvet Ant, Cow Ant, Cow Killer
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A formiga-veludo-oriental, conhecida também como formiga-veludo-vermelha, formiga-vaca e assassina-de-vaca, na verdade é uma espécie de vespa parasitoide da família Mutillidae.

Confundida com frequência com um membro da família das formigas verdadeiras, por causa da sua aparência e seu nome comum, ela é uma espécie única de vespa na qual as fêmeas não têm asas. Os adultos apresentam coloração aposemática, que consiste de uma coloração preta com um padrão vermelho alaranjado na superfície dorsal, tórax e abdômen. O corpo é coberto de pelos densos aveludados.

A formiga-veludo-oriental pode atingir um comprimento de 1,9 cm.

Biologia

A formiga-veludo-oriental é uma vespa solitária, que significa que ela não se reúne em ninhos com centenas de outras vespas de sua espécie. Geralmente é mais ativa ao anoitecer ou durante a noite.

As fêmeas da formiga-veludo-oriental são capazes de uma picada extremamente dolorosa, daí um dos seus nomes comuns, assassina-de-vaca. Elas são extremamente rápidas em movimento e muitas vezes assumem um postura defensiva quando ameaçada. Suas defesas incluem também a capacidade de correr rápido e evasivamente, coloração de advertência, som estridulatório, uma secreção química, e veneno. Ao contrário das fêmeas, os machos têm asas translúcidas escuras e não picam.

Quando acasalando, esses insetos fazem sons distintos. Machos e fêmeas produzem estridulação, que é um ruído criado quando partes de seus abdômens são friccionados juntos. Os machos também podem fazer barulho quando vibram suas asas. Além disso, os machos podem imobilizar parcialmente as fêmeas e fazer com que elas alterem seu som estridulatório. Parece que esses sons são parte importante do acasalamento desses insetos.

As fêmeas procuram ninhos da cigarra-assassina-oriental e outros grandes membros da família Crabronidae que nidificam no solo, onde elas depositam um ovo perto de uma larva hospedeira. O ovo eclode rapidamente em uma larva branca e sem pernas, que consome o indefeso hospedeiro e passa por várias fases larvais antes da formação da pupa.

Ao procurarem comida e um local para o ninho, as fêmeas rastejam rapidamente ao longo do chão. Elas também fazem um chiado para comunicar preocupação. Os machos voam baixo sobre a vegetação em busca de fêmeas.

Habitat

A formiga-veludo-oriental pode ser encontrada em campos abertos, prados, zonas arenosas e bordas de florestas.

Distribuição

A formiga-veludo-oriental é uma espécie nativa do leste dos Estados Unidos. Ela ocorre de Connecticut até Missouri no norte, e da Flórida até o Texas no sul.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Dasymutilla occidentalis." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 9 Feb. 2017. Web. 6 Apr. 2017.
  • InsectIdentification.org

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.