Formiga-tartaruga-gigante

Fotografia por Graham Wise, CC BY-NC-ND

Local da foto: Reserva Biológica Colonso Chalupas, Napo, Equador

 Canon EOS 6D (Canon)
Distância Focal: 65mm  •  Abertura: f/10.0  •  Tempo de Exposição: 1/180s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 27/04/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Formiga-tartaruga-gigante

Cephalotes atratus
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Hymenoptera
Família Formicidae
Gênero Cephalotes
Nome Científico Cephalotes atratus(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Giant Turtle Ant
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A formiga-tartaruga-gigante é uma espécie de formiga Neotropical da família Formicidae. É a maior espécie e um dos membros mais comuns do gênero Cephalotes. As formigas do gênero Cephalotes são conhecidas como formigas-tartaruga, pois elas têm uma cabeça com formato de carapaça de tartaruga. Todas parecem ser formigas planadoras, com a capacidade de controlar a direção da sua queda ao caírem de uma árvore, retornando para o tronco da árvore onde elas vivem ao invés de caírem no chão, que muitas vezes está inundado. A habilidade de planar dessas formigas foi descoberta pela primeira vez na formiga-tartaruga-gigante nas florestas tropicais peruanas.

A formiga-tartaruga-gigante tem uma cabeça achatada e um pouco curvada, com minúsculos cabelos que atuam como pequenas antenas, e longos espinhos emergem da área central do corpo. As pernas traseiras são achatadas, provavelmente uma adaptação para planar de volta para o tronco da árvore quando ela é derrubada/cai da copa das árvores.

A formiga-tartaruga-gigante é preta na cor. A operária pode atingir um comprimento entre 8 e 14 mm. A rainha pode crescer até 23 mm de comprimento e o macho pode atingir até 13,2 mm de comprimento.

Biologia

A biologia de muitas espécies do gênero Cephalotes não é conhecida. As formigas desse gênero são comuns nos trópicos e subtrópicos do Novo Mundo e são especialmente abundantes e diversas nas copas das florestas neotropicais. A maioria das espécies é arbórea. Espécies que vivem em outros estratos habitam árvores menores ou arbustos. Essas espécies não arbóreas, devido à sua acessibilidade, estão entre os membros mais bem estudados do gênero. Existem também espécies que podem ser encontradas em madeira derrubada, mas é provável que a madeira abrigava a colônia antes de cair ao chão. Ninhos de solo não são conhecidos em nenhuma espécie do gênero, e também a maioria das espécies parece não escavar extensivamente o tecido de plantas. Elas nidificam em vez de usarem cavidades pré-formadas. No geral, formigas desse gênero utilizam uma grande variedade de plantas. Algumas espécies são previsíveis no uso de plantas, mas nenhuma parece ter desenvolvido mutualismo especializado com espécies de plantas em particular.

A casta operária dessas formigas geralmente inclui duas formas: uma operária e um soldado, mas existem poucas espécies que são monomórficas. A casta soldado, maior, geralmente tem um disco de cabeça ampliado. Em algumas espécies, a cabeça do soldado é muito diferente da cabeça da operária, enquanto em outras essas diferenças são menos evidentes. Rainhas e soldados tendem a compartilhar a semelhante morfologia da cabeça. Os soldados usam suas cabeças para tapar a entrada do ninho. Isso pode ser muito eficaz para afastar intrusos em potencial. Outras diferenças morfológicas entre a casta operária estão presentes, mas essas diferenças não foram estudadas, assim como a morfologia da cabeça.

O repertório comportamental da espécie Cephalotes varians foi examinado em grande detalhe. Os soldados fazem pouco mais além de defender o ninho. Esse comportamento especializado de soldado provavelmente é padrão para a maioria das espécies. Um comportamento especialmente interessante ocorre quando as operárias são desalojadas das árvores: elas "voam" em direção à árvore, muitas vezes agarrando o tronco bem acima do solo.

O tamanho do ninho maduro varia por espécie, de menos de uma centena a milhares de operárias. Evidências disponíveis sugerem que a maioria das espécies são monogênicas. As rainhas podem acasalar com múltiplos machos.

O proventrículo das espécies do gênero Cephalotes é peculiar relativo a outras formigas. A morfologia da estrutura sugere que ele serve como uma poderosa bomba e filtro. Isso não parece levar essas formigas a ter uma dieta altamente especializada, visto que a maioria das espécies parecem ser necrófagas genéricas. Forrageadoras foram observadas alimentando-se de carniça, excrementos de aves, nectários extraflorais e até mesmo de insetos da família Membracidae (membracídeos). A alimentação de pólen foi observada em algumas espécies, e isso é algo especializado para formigas, mas não é evidente que qualquer espécie restrinja sua dieta a esse recurso de forma significativa.

Mais pesquisas para examinar todos os aspectos da biologia das espécies do gênero Cephalotes são necessárias. Nosso conhecimento atual sobre essas formigas é baseado principalmente em espécies que vivem em outros locais, não das copas das árvores, onde as espécies desse gênero são mais comuns e diversas.

Habitat

As formigas do gênero Cephalotes são comuns nos trópicos e subtrópicos do Novo Mundo e são especialmente abundantes e diversas nas copas das florestas neotropicais. A maioria das espécies é arbórea. Espécies que vivem em outros estratos habitam árvores menores e arbustos.

Distribuição

A formiga-tartaruga-gigante é encontrada do Panamá até a Argentina. Ela ocorre em Belize, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Trindade e Tobago, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Equador, Peru, Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Cephalotes." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 31 Jul. 2016. Web. 8 Apr. 2017.
  • AntWiki - www.antwiki.org
  • Myrmecos.net

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.