Formiga-buldogue-da-tasmânia

Fotografia por JJ Harrison, CC BY-SA

Local da foto: Tasmânia

 Canon EOS 400D DIGITAL (Canon)
Distância Focal: 180mm  •  Abertura: f/10.0  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 08/04/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Formiga-buldogue-da-tasmânia

Myrmecia esuriens
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Hymenoptera
Família Formicidae
Gênero Myrmecia
Nome Científico Myrmecia esuriensFabricius, 1804
Nome Inglês Tasmanian Inchman
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A formiga-buldogue-da-tasmânia é uma espécie de formiga do gênero Myrmecia, um grande gênero de formigas composto por pelo menos 93 espécies, conhecidas pela extrema agressividade, ferocidade e picada dolorosa. Algumas espécies são conhecidas pelo comportamento de salto quando agitadas. As formigas desse gênero são chamadas de formigas-buldogue e formigas-saltadoras e pertencem à família Formicidae.

O corpo principal da formiga-buldogue-da-tasmânia é preto com um único segmento do abdômen que tem uma coloração vermelha alaranjada. As mandíbulas, antenas e pernas dessa espécie também são de cor vermelha alaranjada. Essa espécie tem pelos amarelos, que são curtos na cabeça, tórax e pernas, e mais longos no gáster. As mandíbulas são longas e retas, e dos 11 dentes presentes, o terceiro, quinto, sétimo e nono são mais largos e mais compridos do que os outros sete. A formiga-buldogue-da-tasmânia tem boa visão, útil fora do ninho para defesa e forrageamento. Incomum no mundo das formigas, as rainhas dessa espécie não têm asas.

A formiga-buldogue-da-tasmânia é uma espécie de médio porte. A rainha atinge o maior tamanho, cerca de 22 a 24 mm de comprimento. Os machos crescem até 16 mm, e as formigas operárias crescem, em média, de 14 a 18 mm de comprimento.

Biologia

As formigas operárias da formiga-buldogue-da-tasmânia procuram alimento na vegetação baixa e no solo. Apesar de não ser carnívora e preferir se alimentar de néctar e outras substâncias doces, essa espécie caça e elimina presas que se alimentam de larvas de formigas. As formigas-buldogue são conhecidas por serem agressivas e defensoras de seus ninhos, e usam suas mandíbulas e ferrão para lutar contra invasores.

As grandes rainhas sem asas são encontradas em colônias subterrâneas ou dentro de troncos apodrecidos. As operárias adultas podem eventualmente numerar algumas centenas. Essas formigas forrageiam isoladamente, utilizando sinais visuais e químicos. Os machos estão presentes sazonalmente. As operárias defendem a colônia de predadores, como os équidnas (mamíferos da ordem Monotremata), usando suas mandíbulas e seus ferrões.

Como outras formigas, as formigas do gênero Myrmecia começam como um ovo. Se o óvulo é fertilizado, a formiga se torna uma fêmea diploide; se não, ela se torna um macho haploide. Elas se desenvolvem através da metamorfose completa, ou seja, elas passam pelas fases de larva e pupa antes de emergirem como adultas.

A formiga-buldogue-da-tasmânia é parente da Myrmecia pilosula, uma espécie que tem uma picada conhecida por ser mortal para os seres humanos sensíveis ou alérgicos ao veneno. Apesar da formiga-buldogue-da-tasmânia picar, não há relatos escritos de seu veneno provocar danos aos seres humanos. A picada é dolorosa, no entanto, evidências sugerem que a dor é de curta duração. Um remédio popular para aliviar a dor da picada, conhecido por muitas pessoas na Tasmânia rural, é extraído das folhas da samambaia da espécie Pteridium esculentum, que geralmente é encontrada no mesmo habitat da formiga-buldogue-da-tasmânia. Esse remédio apenas alivia a dor, e não impede uma reação alérgica ao veneno.

Habitat

A formiga-buldogue-da-tasmânia habita florestas úmidas, bosques secos e charnecas.

Distribuição

A formiga-buldogue-da-tasmânia é uma espécie endêmica da Tasmânia.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Myrmecia esuriens." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 24 Sep. 2016. Web. 8 Apr. 2017.
  • Atlas of Living Australia.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.