Formiga-bala

Fotografia por Graham Wise, CC BY

Local da foto: Equador

 Canon EOS 600D (Canon)
Distância Focal: 60mm  •  Abertura: f/8.0  •  Tempo de Exposição: 1/100s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 11/12/2013
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Formiga-bala

Paraponera clavata
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Hymenoptera
Família Formicidae
Gênero Paraponera
Nome Científico Paraponera clavata(Fabricius, 1775)
Nome Inglês Bullet Ant
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A formiga-bala, conhecida também como tocandira e tocandera, é uma espécie de formiga da família Formicidae. Seu nome comum é uma referência ao seu poderoso ferrão, capaz de picadas potentes. A picada da formiga-bala é considerada a picada de inseto mais dolorosa do mundo, de acordo com o Índice Schmidt de dor de picadas de insetos - a dor pode durar entre 12 e 24 horas.

A formiga-bala tem um corpo segmentado feito de um exoesqueleto quitinoso. Três pares de pernas estão ligados ao mesossoma da formiga e possuem garras em formato de gancho usadas para ajudar a escalar e a se pendurar em árvores. As duas antenas conectadas à cabeça da formiga-bala são órgãos que possuem muitas funções diferentes. Essas antenas são usadas não apenas para detectar químicas, vibrações e correntes de ar ao redor, mas são usadas também para receber sinais através de qualquer forma de contato. A cabeça tem duas mandíbulas poderosas. Olhos muito complexos permitem que a formiga seja capaz de detectar movimentos graves nos arredores. Uma característica interessante da formiga-bala é uma pequena bolsa localizada dentro de sua boca, conhecida como câmara intrabucal, que armazena alimento e que mais tarde pode ser passado para suas larvas ou até mesmo para outras formigas.

As formigas-bala operárias têm uma coloração preta avermelhada e se parecem com vespas corpulentas sem asas. Elas têm entre 18 e 30 mm de comprimento. O gênero de formigas Paraponera não apresenta polimorfismo na classe das operárias. A formiga rainha não é muito maior do que as operárias.

Biologia

As formigas-bala geralmente vivem em grandes colônias contendo várias centenas de indivíduos. Essas colônias estão localizadas em tocas, arbustos (que recebem muito pouca luz solar), e até na copa das árvores e, na maioria das vezes, estão localizadas em ninhos subterrâneos na base de árvores. Dentro do ninho da colônia, um sistema de muitos túneis e pequenos compartimentos se interligam até um sistema subterrâneo grande e eficiente. As câmaras localizadas dentro do ninho variam entre 5 e 10 cm de diâmetro, com piso liso e um teto em forma de cúpula com 13 a 16 mm de altura.

As formigas-bala são predadores generalistas conhecidas pelo apetite voraz. As formigas operárias dentro das colônias geralmente forrageiam na folhagem da copa das árvores e sub-bosque e, muito raramente, no solo. As árvores associadas com os ninhos das formigas são usadas para atingir a copa das árvores. Trilhas de feromônio são usadas, bem como outros pontos de referência, como uma técnica de forrageamento para estas formigas operárias. As formigas se alimentam de uma grande variedade de insetos que variam de artrópodes, outros invertebrados e, ocasionalmente, pedaços de pequenos vertebrados. Néctar floral também é coletado. Muitos dos pequenos itens alimentares que são forrageados são levados para a colônia em pedaços inteiros, enquanto os maiores são cortados primeiro em pequenos pedaços, em seguida, compartilhados entre as outras formigas dentro do ninho.

A formiga-bala não é muito agressiva, exceto quando está se defendendo ou defendendo o seu território. Quando o ninho é perturbado as defensoras da colônia saem do ninho, liberam um forte odor de mofo e fazem um aviso sonoro, em seguida, agarram e, muitas vezes, picam o intruso.

Toda a colônia de formigas está focada em torno da formiga rainha, cujo principal propósito na vida é reproduzir. Durante o breve período de acasalamento de uma rainha ela vai acasalar com vários machos. Ela carrega o esperma internamente em uma bolsa localizada em seu abdômen chamada de espermateca, onde o esperma permanece incapaz de se mover até que ela abra uma válvula específica para permitir que o esperma se mova pelo seu sistema reprodutor e fertilize seus ovos. A formiga rainha tem a capacidade de controlar o gênero de sua prole. Ovos fertilizados serão fêmeas, formigas operárias, e ovos não fertilizados serão machos, cujo único propósito na vida é fertilizar uma rainha virgem e, depois, morrerão em breve. Essas rainhas virgens só são produzidas quando há uma quantidade significativa de formigas operárias que vão garantir a expansão da colônia. As rainhas de cada colônia, virgens ou não, vivem vidas muito mais longas do que as de suas formigas operárias.

As moscas da família Phoridae são parasitas de formigas-bala machucadas, das quais o suprimento é constante devido aos frequentes encontros agressivos que ocorrem entre colônias vizinhas, resultando em operárias mutiladas. As moscas são capazes de parasitar formigas saudáveis se elas forem imobilizadas artificialmente, mas isso é raro na prática, porque formigas saudáveis são ágeis e capazes de repelir as moscas.

Habitat

A formiga-bala habita florestas tropicais úmidas de planícies.

Distribuição

A formiga-bala é uma espécie dos trópicos do Novo Mundo encontrada desde a Nicarágua, no norte, até a Bolívia e Brasil nas regiões ao sul. Ela ocorre na Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Suriname.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Paraponera clavata." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 30 Mar. 2017. Web. 7 Apr. 2017.
  • University of Wisconsin - La Crosse.
  • AntWiki - www.antwiki.org
  • AntWeb - www.antweb.org

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.