Formiga-arborícola-verde

Fotografia por Thai National Parks, CC BY-SA

Local da foto: Bangkok, Tailândia

 NIKON D90 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 60mm  •  Abertura: f/16.0  •  Tempo de Exposição: 1/640s  •  ISO: 1000
Data em que a foto foi tirada: 18/02/2013
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Formiga-arborícola-verde

Oecophylla smaragdina
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Hymenoptera
Família Formicidae
Gênero Oecophylla
Nome Científico Oecophylla smaragdina(Fabricius, 1775)
Nome Inglês Green Tree Ant
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A formiga-arborícola-verde é uma espécie de formiga tecelã da família Formicidae e uma das duas únicas espécies do gênero Oecophylla - a outra espécie é a formiga-arborícola-vermelha (Oecophylla longinoda). O termo smaragdina, presente em seu nome científico, significa verde e vem da cor verde de espécimes encontrados na Austrália. Na Ásia, as formigas têm uma coloração vermelha alaranjada.

As operárias da formiga-arborícola-verde são principalmente laranja e têm entre 5 e 6 mm de comprimento. Os soldados também são principalmente laranja, com pernas longas e fortes, antenas longas e flexíveis, mandíbulas grandes e têm entre 8 e 10 mm de comprimento. As rainhas têm uma coloração marrom esverdeada e geralmente têm entre 20 e 25 mm de comprimento.

Biologia

A formiga-arborícola-verde se alimenta de insetos e outros invertebrados, sendo suas presas principais besouros, moscas e himenópteros. Ela não tem ferrão, mas tem uma mordida dolorosa na qual pode secretar substâncias químicas irritantes do abdômen. As formigas também cuidam de pulgões, cochonilhas-de-escama e outros homópteros para se alimentarem de uma espécie de melado que esses pequenos animais produzem, especialmente na copa das árvores ligadas por lianas. Para isso, expulsam outras espécies de formigas da copa das árvores onde vivem esses insetos sugadores de seiva.

A formiga-arborícola-verde é uma espécie arborícola e agressiva que usa a seda de suas larvas para tecer folhas para formar suas cavidades de nidificação. Uma colônia madura dessa espécie pode dominar totalmente uma árvore (às vezes várias árvores) com ninhos distribuídos em todo o seu território que é fortemente defendido.

Os ninhos da formiga-arborícola-verde são construídos durante a noite entre a folhagem das árvores. A colônia de formigas pode ter vários ninhos em uma árvore, ou os ninhos podem estar espalhados por várias árvores adjacentes. As colônias podem atingir até meio milhão de indivíduos. Cada colônia tem uma única rainha em um desses ninhos e seus descendentes são levados para outros ninhos da colônia. A vida média de uma colônia madura pode ser de 8 anos.

As formigas dessa espécie são importantes no ecossistema da copa das árvores em regiões tropicais úmidas. Os ninhos são construídos pelas operárias, com as folhas sendo entrelaçadas e presas com seda produzida pelas larvas. Primeiro, uma fileira de formigas se alinham ao longo da borda de uma folha verde e, segurando uma folha próxima, puxam as duas folhas juntas, borda a borda. Outras operárias do outro lado das folhas, cada uma carregando uma larva em suas mandíbulas, aplicam a ponta do abdômen das larvas a cada borda da folha. Isso produz uma sutura de finos fios de seda que prendem as folhas juntas. Mais folhas são anexadas de maneira semelhante para aumentar o ninho.

Habitat

A formiga-arborícola-verde geralmente habita a copa das árvores de florestas, mas também pode ser vista em fendas altas, incluindo telhados e postes telefônicos.

Distribuição

A formiga-arborícola-verde tem ampla distribuição na Ásia tropical e na Austrália. Sua distribuição se estende da Índia, pela Indonésia e Filipinas, até o Território do Norte e Queensland na Austrália.

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Weaver ant." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 03 Abr 2018. Web. 15 Mai 2018.
  • Wikipedia contributors. "Oecophylla smaragdina." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 03 Abr 2018. Web. 15 Mai 2018.
  • AntWiki - www.antwiki.org
  • AntARK - www.antark.net

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.